Prefeitura realiza 4ª Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho de Políticas Culturais, realizará a 4ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 13 de setembro, com o tema “Democracia e Direito à Cultura” e convida toda população a participar. A ação será uma etapa preparatória para a Conferência Estadual de Cultura e 4ª Conferência Nacional de Cultura.

Inscrições

Poderá participar da Conferência Municipal de Cultura, qualquer cidadão maior de 16 anos, devidamente inscrito, assegurando a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público. As inscrições serão por formulário on-line, e podem ser feitas até o dia 12 de setembro às 23h59, por meio do link: https://forms.gle/ZJoMXkcH7jaXJxzn9 . Os inscritos devem comparecer à conferência, dia 13 de setembro para credenciamento das 13h às 14h.

Os participantes serão credenciados em três categorias: delegados (as) com direito a voz e voto;  convidados(as) com direito a voz; e observadores(as) sem direito a voz e voto.

O participante que tiver interesse em se candidatar para vaga de delegado deverá comprovar ser morador de Catanduva há pelo menos dois anos, bem como ter atuação cultural mínima de dois anos, comprovados por meio de portfólio com fotografias, matérias publicadas em qualquer meio de comunicação ou mídias sociais.

Eixos

As discussões serão realizadas a partir dos seguintes eixos: I – Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; II – Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; III – Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; IV – Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; V – Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e VI – Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Grupos de discussão

Cada grupo de discussão elaborará propostas vinculadas aos eixos temáticos. Os grupos deverão apresentar as propostas que sintetizem as discussões, dividindo-as em propostas de âmbito nacional, estadual e municipal.

Delegados

Na Conferência Municipal serão eleitos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura. Se tiver entre 25 a 500 pessoas, o número de delegados corresponderá a 5% dos participantes. A idade mínima para participação é de 16 anos.

Confira a programação:

Dia 13 de setembro de 2023

13h- Credenciamento
14h – Abertura Oficial
14h20 – Apresentação cultural: “grupo sem fronteiras”
14h30-Apresentação do tema da Conferência
14h45 às 17h – Apresentação dos eixos temáticos a serem discutidos
17h – Pausa para Jantar
18h30 – Apresentação do Plano Municipal de Cultura
19h – Apresentação cultural “fachi cia de dança”
19h10 – Formação dos grupos de debate por eixo temático
20h – Coffe Break
20h30 – Entrega, leitura de aprovação dos relatórios dos grupos por eixo temático
21h30 – Eleição dos delegados
22h – Encerramento

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes