Prefeitura define cronograma de volta às aulas; fevereiro terá atividades online

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu as regras e o cronograma de volta às aulas. As informações foram publicadas na edição de segunda-feira, dia 1º, da Imprensa Oficial. Para o início do ano letivo, a partir desta quarta-feira, dia 3, as atividades serão desenvolvidas de forma remota.

Durante o mês de fevereiro, as aulas serão online, mas todas as unidades escolares realizarão atividades presenciais dos docentes, de forma reduzida e escalonada para cumprir a determinação do calendário escolar híbrido que foi previamente definido pela Secretaria Municipal de Educação.

A fim de auxiliar os pais nesse período, as atividades remotas serão desenvolvidas pelos grupos de WhatsApp e a Plataforma DemandaNET, com link direto no site da prefeitura (www.catanduva.sp.gov.br).

Aulas presenciais

Conforme o decreto, as aulas presenciais, tanto de ensino infantil quanto fundamental da rede municipal, serão retomadas a partir de março, de acordo com o limite máximo de estudantes estabelecidos nos protocolos sanitários para a educação, seguindo as indicações do Plano São Paulo.

Nas fases vermelha ou laranja, o número de alunos por sala será reduzido a até 35% dos matriculados. Na fase amarela, esse percentual sobe para 70% e na fase verde 100% dos alunos poderão estar em sala de aula para as atividades.

Nas fases vermelha e laranja a participação dos alunos é feita de forma facultativa, enquanto que nas fases amarela, verde e azul passa a ser obrigatória. Todas as escolas da rede municipal estão prontas para tirar todas as dúvidas dos pais ou responsáveis. Os protocolos deverão ser seguidos por funcionários e alunos, incluindo o uso de máscara, disponibilidade de álcool em gel e distanciamento social. Cada escola foi devidamente preparada de forma estrutural para essa retomada das aulas presenciais.

Ensino Superior

Com relação às instituições de ensino superior, o decreto prevê o funcionamento com capacidade de até 35% dos alunos matriculados na fase amarela. Enquanto que nas fases laranja e vermelha as aulas estão suspensas. A exceção é para os cursos da área médica, que têm retorno presencial autorizado em todas as fases do Plano São Paulo.

Fonte: Assessoria/Prefeitura