HPA realiza captação de múltiplos órgãos

Médicos de Catanduva, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Paulo participaram de cirurgia para captação de múltiplos órgãos no Hospital Padre Albino neste dia 19, quarta-feira.

Segundo informações de Carlos Eduardo Mancini Gomes, enfermeiro da Comissão de Intra-Hospitalar de Transplantes da Fundação Padre Albino, o doador, masculino, de 15 anos, sofreu acidente automobilístico com traumatismo cranioencefálico grave. Constatada morte encefálica no dia 18 pela equipe médica, os familiares foram informados sobre o óbito e após acolhimento e sanadas todas as dúvidas sobre o processo, manifestaram desejo pela doação dos órgãos. A cirurgia foi realizada sendo captados coração, pulmão, fígado, rins e córneas.

“Agradecemos o gesto dos familiares, pois não se pode imaginar a dor de um pai e uma mãe ao perder um filho tão jovem e mesmo assim conseguem ter a generosidade em ajudar quem está na fila de espera e precisa tanto de um órgão. Pelo menos sete pessoas foram beneficiadas com esta doação”.

Carlos reforça a importância do diálogo familiar sobre a doação de órgãos, muito importante em situações como esta. “Estudos nos mostram que famílias que doam superam mais fácil a dor e o luto, pois sabem que ainda existe um pedacinho de seu ente querido vivendo e ajudando alguém”, considera.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes