Desenho japonês Pokémon comemora 25 anos

Nos 25 anos de lançamento do desenho Pokémon comemorado no dia 27 de fevereiro último, a marca que conta com jogos, filmes e videogames, realizou diversas novidades , como shows, peças de roupas e relógio

Para os fãs de Pokémon, 2021 será um ano repleto de nostalgia e comemorações . Para celebrar o quarto de século, a Pokémon Company International lançará diversas ações, incluindo shows, lançamento de produtos e coleção de roupas. 

Pokémon Day

Desenho icônico, videogame e franquia de entretenimento, Pokémon tem reunido milhões de fãs ao redor do mundo desde seu lançamento em 1996. o Pokémon Day não seria diferente em 2021. 

O evento foi uma festa online não apenas para os fãs de Pokémon, mas para todos que apreciam shows de música ao redor do mundo. O evento contou com o lançamento do P25 Music, união da Pokémon Company International com a Universal Music Group. Uma das atrações do evento foi o show do cantor norte-americano, Post Malone. 

Katy Perry

Falando ainda sobre o P25 Music, outro artista que participou do evento comemorativo foi  a cantora pop, Katy Perry.

A norte-americana comentou sobre a presença do anime em sua vida. “Pokémon tem sido uma constante na minha vida, desde jogar os videogames originais no meu Game Boy, passando por trocar cartas Pokémon TCG na hora do almoço, até as aventuras de pegar Pokémon na rua com o Pokémon GO. Eu até visitei o Pokémon Café no Japão durante a turnê! É uma honra ser escolhida para comemorar uma franquia que me deu tantas alegrias nos últimos 25 anos, e ser capaz de vê-la evoluir da maneira como forneceu esse tipo de alegria elétrica para as crianças em minha vida e em todo o mundo”, disse em nota à imprensa. 

A inserção da música nas comemorações de 25 anos de Pokémon se deu por ser uma linguagem universal, disse o Gerente Geral da UMGB, LJ Gutierrez. “Trabalhando juntos, desenvolvemos uma programação dinâmica durante todo o ano envolvendo artistas de todos os selos da UMG – porque não há melhor maneira de criar uma celebração global do que através do poder da música”.

Levi’s e Pokémon

Para celebrar o mundo de Pokémon, a Levi’s criou uma coleção inspirada nos anos 1990. Com referências à primeira temporada da série, a coleção inclui uma variedade de jeans Levi’s, tops, casacos e acessórios com estampas dos personagens e cenários do desenho. 

Algumas das peças são a jaqueta estilo Vintage Fit Trucker dos anos 90 e o jeans 551 Z Authentic Straight, ambos com o bordados do Pikachu. 

25 curiosidades nos 25 anos de Pokémon

  1. O ANIME DE POKÉMON TEM 1131 EPISÓDIOS, ainda em lançamento, com um total de 23 temporadas ocidentais e 7 sagas no Japão!

2. De todos esses 1131 episódios até agora, só UM o Ash e o Pikachu não apareceram. 

3. Levando em conta a franquia principal, os spin offs e até arcades e jogos de celular, são mais de 120 jogos de Pokémon, e podemos esperar mais! 

4. NOS JOGOS TEMOS 891 POKÉMONS, e mais de mil se considerarmos versões alternativas de mesmas criaturas como as formas de Alola e Galarian.

5. O ASH PERDEU 6 ligas! Ele só ganhou a de Alola, além da liga laranja e a batalha da fronteira, que são menores.

6. ASH TEVE 3 DUBLADORES NO BRASIL. Depois de dublar o personagem Ash por 18 temporadas, Fábio Lucindo foi substituído por Charles Emmanuel. Nessa época, não só ele, mas todo o elenco foi trocado quando o anime deixou de ser dublado em SP e passou a ganhar vozes no RJ. Em 2020, depois de quatro temporadas, Charles deixou o personagem e quem assumiu foi Matheus Perissé.

7. CLEFAIRY ERA PRA SER “A CARA” DE POKÉMON. Originalmente o Pikachu não era o ícone/mascote de Pokémon! Essa decisão veio depois, pelos produtores acharem que ele tinha mais a cara de um mascote. Inclusive, no mangá japonês o Clefairy é até capaz de falar.

8. O ILUSIONISTA URI GELLER PROCESSOU A NINTENDO POR CAUSA DO POKEMON KADABRA. Quando a série começou a fazer sucesso, oi lusionista Uri Geller processou os criadores por conta do Kadabra, pokémon do tipo psíquico que entorta colheres. Além da semelhança de entortar colheres como o ilusionista, em japonês, o nome do pokémon é Yungerer. 20 anos depois ele FINALMENTE desistiu do processo e deu permissão para Nintendo usar o personagem.

9. Em 2020, a Pokémon Company fez uma votação global em parceria com o Google para eleger os Pokémon favoritos dos fãs. O resultado surpreendeu: Mimikyu foi o terceiro mais votado, Lucario o segundo e Greninja, da sexta geração de videogames, foi o campeão, com mais de 140 mil votos.

10. OS JOGOS POKÉMON GOLD E SILVER ERAM PRA SER OS ÚLTIMOS DA FRANQUIA, mas o CEO da Pokémon Company decidiu que ia apostar nos jogos pra ver se daria mais retorno.

11. POKÉMON É O ÚNICO VIDEOGAME A APARECER NA CAPA DA REVISTA TIME. O artigo comentava sobre o quanto as crianças ficavam completamente obcecadas com o game. Não era a coisa mais positiva a se dizer, mas foi uma exposição grande pra um videogame.

12. POKÉMON É A SEGUNDA FRANQUIA BEST SELLING DE TODOS OS TEMPOS, só perde para o Mario (e meio que o dinheiro vai pro mesmo lugar, então ok).

13. MEOWTH E PIKACHU SÃO EXATAMENTE OPOSTOS. O Pikachu é comparado sempre com um roedor enquanto Meowth seria um felino e eles dois são inimigos mortais no anime! Além disso, na pokédex, o número do pikachu é 25, enquanto o do Meowth é 52!

14. O PRIMEIRO POKÉMON CRIADO FOI O RHYDON. Esse pokémon foi o primeiro design criado pelo ilustrador Sugimori Ken, porque muitas das ideias iniciais de pokémons foram inspiradas em dinossauros. Dá pra ver os designs iniciais dele na arte conceitual do que seria o rascunho de pokémon, chamada CAPSULE MONSTERS antes. Por isso o Rhydon é o pokémon número 1 na pokédex.

15. POKÉMON COMEM POKéMON. No jogo GOLD and SILVER, encontramos a informação de que SLOWPOKES são uma iguaria rara e que seria CARÍSSIMO se fosse vendido. Outras coisas consumidas no jogo são de origem animal, como LEITE. Mas não tem uma imagem explicita de personagens COMENDO pokémon.

16. PIKACHU PODE VOAR E PODE SURFAR. O Pikachu é o principal mascote da franquia Pokémon e mesmo sendo um monstrinho do tipo elétrico, existem alguns que podem usar os golpes Fly e Surf.

O Pikachu Surfista apareceu pela primeira vez na interação entre os jogos Yellow e Stadium, onde era possível ensinar o golpe a ele. Depois disso, em cada nova geração era possível obter esse Pikachu diferentão em eventos especiais. Atualmente, nos jogos Sword/Shield, qualquer Pikachu pode aprender Surf, com uso do item TR04.

Já o Pikachu Voador é bem mais raro. Sua primeira aparição é na introdução de Pokémon Yellow, planando com seus balõezinhos. Porém, para obtê-lo nos jogos somente participando de eventos exclusivos. Com os jogos HeartGold/SoulSilver, era possível capturá-lo pelo periférico PokéWalker.

17. O PSYDUCK DA MISTY LEVOU 942 EPISÓDIOS PRA USAR O JATO DÁGUA CORRETAMENTE. Esse foi o maior número de episódios que um pokémon levou pra aprender a usar uma técnica.

18. POKÉMON FOI INSPIRADO EM INSETOS! O criador de Pokémon, Satoshi Tajiri, disse à revista TIME que ele e outras crianças da sua época passavam horas coletando e examinando insetos, (esse era um Hobby real no Japão entre as crianças). Por conta da mudança de hábitos das novas gerações, que brincavam em casa e não sabiam mais como coletar insetos, ele teve a ideia de criar um jogo com essa temática.

19. 6 EPISÓDIOS FORAM BANIDOS NO OCIDENTE:
#18 Férias em Acapulco / Motivo: James com peitos infláveis.
#35 A Lenda de Dratini / Motivo: Equipe Rocket usa arma de fogo
#38 O Soldado Elétrico Porygon / Motivo: Epilepsia
#252 Caverna de Gelo / Motivo: Jynx beija Brock
#377 Batalha na Ilha do Tremor! Barboach vs. Whiscash / Motivo: terremoto
#683 Equipe Rocket VS Equipe Plasma / Motivo: terremoto

20. A CARTA MAIS CARA JÁ VENDIDA NÃO É O CHARIZARD. No final da década de 1990, a CoroCoro Comic realizou uma série de concursos de ilustração em que os participantes enviaram seus próprios designs e ataques de Pokémon. Mal sabiam eles que esses concursos dariam origem ao mais raro e valioso de todos os cards de Pokémon: o Pikachu Illustrator. Na frente do cartão, os competidores receberam uma mensagem especial: “Certificamos que sua ilustração é uma excelente entrada no concurso Pokémon Card Game Illust. Portanto, declaramos que você é um ilustrador de cartas Pokémon oficialmente autorizado e admira sua habilidade.” Apenas 39 cópias foram distribuídas aos vencedores do concurso, mas qualquer um pode adivinhar quantos ainda sobrevivem hoje. Valor da venda US$ 224.250.

21. LUGIA FOI UM POKÉMON CRIADO PELO AUTOR DO ANIME, TAKESHI SHUDO. O reizinho dos mares originalmente seria exclusivo do segundo filme da franquia, mas ficou tão popular que foi adicionado como um dos lendários dos jogos Gold & Silver. Inclusive, Shudo ficou muito chateado na época porque imaginava Lugia com uma voz feminina, mas a produção contrariou sua vontade e deu a ele uma voz masculina.

22. EXISTEM DOIS MEWTWO? Em 2013 foi lançado o 16º filme Pokémon, que prometia o reencontro de Ash com Mewtwo, mas não foi bem como o esperado. Na história um mal se lembra do outro e o Pokémon clone ganhou uma voz feminina, diferente das suas outras aparições onde possuía uma voz masculina, deixando subentendido que aquele seria um outro Mewtwo. Isso rolou porque havia uma disputa judicial no Japão envolvendo os direitos da história do lendário, que se resolveu apenas recentemente e foi celebrada com um episódio na temporada atual, onde Ash lembra claramente de Mewtwo e vice-versa.

23. TIVEMOS UM CAMPEÃO BRASILEIRO NA CATEGORIA JUNIOR DO POKÉMON WORLD CHAMPIONSHIP EM 2011. Em 14 de agosto de 2011, o brasileiro Gustavo Wada venceu a categoria Junior do Campeonato Mundial de Pokémon Trading Card Game, que também tem as divisões Senior e Master. Esta foi a primeira e única vez que um brasileiro venceu um Campeonato Mundial de Pokémon TCG, mas além do Mundial e vários títulos regionais e nacionais, o jogador também foi campeão do Campeonato Internacional da Europa em 2019.

24. O MANGÁ MAIS FIEL DE POKÉMON. Existem centenas de obras em mangá diferentes de Pokémon, mas uma se destaca por seu sucesso entre o fandom e segue em publicação ininterrupta até hoje: Pokémon Special (ou Pokémon Adventures, nos EUA) foi considerado pelo criador da franquia, Satoshi Tajiri, como a história mais fiel ao que ele imaginou para o mundo dos monstrinhos de bolso.

25. PARQUE TEMÁTICO DE POKÉMON EM 2023. A Universal Studios começou os preparativos para inaugurar um parque temático da Nintendo em Orlando, Flórida, que inclui atrações de Mario e Pokémon. Tudo deve ficar pronto só em 2023, mas já rolou algo parecido lá em 2005! Na época, a Nintendo inaugurou o PokéPark, um parque de diversões temporário com 16 atrações diferentes, que depois de fechar as portas no Japão, foi para Taiwan em 2006 e foi fechado completamente no mesmo ano.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes