XVI Mostra Científica apresenta pesquisas do curso de Administração/Unifipa

Estudos técnicos, dados estatísticos, propostas e conclusões assertivas movimentaram sala de aula do Campus São Francisco da Unifipa. Na noite de segunda-feira (18 de abril), durante a 16ª edição da Mostra de Pesquisas, os alunos do 1º ao 3º ano do curso de Administração apresentaram os resultados das pesquisas científicas realizadas em 2022 e finalizadas no mês de março deste ano. Foram quatro projetos apresentados e, na oportunidade, mais dois novos temas foram sugeridos para o período 2023/24.

Na fala de abertura, o coordenador do curso, Prof. Me. Antonio Agide Mota Junior, aponta que um país que valoriza a pesquisa é um país em evolução. “A pesquisa está ligada ao desenvolvimento de uma nação; ela é o ponto de partida para o conhecimento que pode salvar vidas e o desenvolvimento do país. Valorizar a pesquisa é valorizar a evolução”, disse.

Resultados

Conduzidos pelo Prof. Me. Paulo Roberto Vieira Marques, os projetos de cada grupo foram apresentados. Pela ordem de títulos o primeiro foi “Análise da evolução do sistema de franquias no Brasil”, coordenado pelo docente Prof. Me. Marcos Braz de Assis, apresentado pelo aluno Abner Vinícius de Assis. “Através das publicações sobre o assunto, dentro dos resultados, constatamos que a maioria dos potenciais empreendedores no Brasil busca uma franquia quando pensa em abrir um negócio”, apresentou o aluno.

Em seguida, a aluna Angélica Mota dos Santos mostrou os resultados sobre “Estudo do desempenho econômico e financeiro de empresas brasileiras de capital aberto durante a pandemia”, com orientação do docente Prof. Me. André Luiz Franco. “Conseguimos visualizar o grande impacto econômico que algumas grandes empresas brasileiras sofreram durante este período, principalmente as de prestação de serviços secundários”, disse a aluna.

O “Planejamento de Marketing Digital para empresas do comércio varejista” foi apresentado pelos alunos Ana Beatriz Tavares, Bruno dos Santos Filho, Fernando Rodrigues de Sá, Jhenifer Pereira de Andrade e Nicole Fernandes G.C. de Matos, com orientação do Prof. Me. Cleber Peres. “O marketing digital pode alavancar consideravelmente o negócio varejista se usado corretamente. Nosso objetivo é implantar este procedimento no comércio local”, explicou o orientador.

Por último, o controle de qualidade nas linhas de produção foi objeto da pesquisa “Métodos estatísticos para a Gestão da Qualidade”, dos alunos Abner Vinícius de Assis, André Barcelos Kamla, Felipe Borsio Pasiani e Gabriel Martins Cid, com orientação do prof. pesquisador. Me. Nilson Mozas Olivares e colaboração do prof. Me. Antonio Agide Mota Junior. “É muito importante que se tenha protocolos de padronização do processo de produção. Um minuto de máquina parada pode impactar seriamente uma jornada toda”, ressaltou um dos alunos.

Ao final da mostra, os orientadores apresentaram dois projetos de pesquisas abertos para inscrições dos discentes para o período 2023 e 2024. “Importância da estatística na mensuração do risco diversificável em uma carteira de ações” e “Estudo do desempenho econômico e financeiro de empresas de varejo do Brasil”.

“Para o aluno de administração, a pesquisa científica articula as demais disciplinas integrantes da matriz curricular. Temos em nossa biblioteca excelentes estudos publicados que podem alavancar o empreendimento ou otimizar os processos operacionais de uma empresa”, disse o Prof. Me. Paulo Marques, encerrando a Mostra.