Voluntários do Bem oferecem atendimento de Reiki para pacientes do HCC

Desde o início de fevereiro os pacientes oncológicos em tratamento no Hospital de Câncer de Catanduva contam com mais um apoio na luta contra a doença: o Reiki. Excepcionalmente aplicado aos pacientes internados na Ala Marrom do Hospital Emilio Carlos, a implementação da terapia se deu graças à parceria com o Grupo Voluntários do Bem e com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização do HEC.

Reconhecida pela OMS, visando proporcionar relaxamento e alívio de sintomas, o Reiki pode melhorar a alteração de humor, do sono, da agitação, além de redução de sofrimento, ansiedade, depressão e fadiga decorrentes da doença. “Além de poder auxiliar no tratamento e prevenção de doenças e ajudar a manter a estabilidade física, mental e emocional, existem estudos que mostram que pacientes submetidos ao Reiki apresentaram melhoras significativas, contribuindo no alívio ao sofrimento e proporcionando melhor qualidade de vida”, explica Maristela Paiva, coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização.

Seguindo as orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, a aplicação é feita somente com a imposição das mãos do terapeuta voluntário, não tendo contato físico com os pacientes. Os idealizadores reforçam que “a prática não tem nenhum tipo de vínculo religioso, sendo do paciente a opção de aceitar ou não a terapia integrativa”.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes