Violoncelistas de várias partes de São Paulo fazem imersão em torno desse instrumento em evento em São José do Rio Preto

São José do Rio Preto vira a capital do violoncelo em São Paulo a partir do próximo domingo (13), quando tem início o II Encontro de Violoncelos de Rio Preto, na sede do Projeto Novo Mundo – Eldorado/João Paulo II, no bairro Eldorado. O evento, que enaltece o talento rio-pretense para a música instrumental e valoriza as novas gerações de instrumentistas, tem foco na formação artística, atraindo violoncelistas de diferentes partes de São Paulo e de outros estados para três dias de aulas e palestras. Além disso, o público poderá prestigiar três concertos abertos à comunidade.

Para divulgar o evento, um grupo de violoncelistas da cidade realizou, na última segunda-feira (7), quatro concertos didáticos em escolas municipais da região norte de São José do Rio Preto. “Falamos um pouco do instrumento e apresentamos algumas composições brasileiras. Tudo de forma bastante lúdica, atraindo a atenção das crianças. Foi uma forma de divulgar nosso encontro e convidar a comunidade para os concertos da programação”, explica o violoncelista e professor Walisson Cruz, diretor artístico e coordenador pedagógico do II Encontro de Violoncelos de Rio Preto.

Entre os palestrantes desta edição há uma convidada internacional, a professora doutora Minna Rose Chung, do Canadá, coautora do livro “CelloMind: Intonation and Technique” (CelloMind: Entonação e Técnica), lançado em 2018 com Hans Jorgen Jensen. Além dela, o evento rio-pretense receberá o professor doutor André Micheletti (USP-RP) e o violoncelista Ladson Bruno Mendes, de Ribeirão Preto.

As inscrições para as aulas do II Encontro de Violoncelos de Rio Preto continuam abertas e podem ser feitas de forma online até sábado (12), no site oficial do evento: encontrodevioloncelosderiopreto.com.

Concurso de Violoncelos

Uma das novidades da segunda edição é a realização do I Concurso de Violoncelos do Noroeste Paulista. O concurso é dividido em três categorias: Infantojuvenil (até 15 anos); Júnior (até 22 anos) e Principal (até 32 anos).

Os finalistas do concurso, selecionados a partir de vídeos enviados no ato da inscrição, vão se apresentar presencialmente na terça-feira (15), último dia do II Encontro de Violoncelos de Rio Preto.

Todos os alunos do evento estarão juntos no concerto de encerramento da programação, na terça-feira (15), formando uma mega orquestra de violoncelos. “Para o concerto de encerramento, criamos partituras e arranjos que possibilitam o acolhimento de instrumentistas de diferentes níveis de aprendizado. Esse concerto será o ponto alto da programação, uma forma única de homenagear o violoncelo e a cidade”, sinaliza o diretor artístico do evento.

O II Encontro de Violoncelos de Rio Preto é realizado com recursos do Prêmio Nelson Seixas 2022, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.