Vereador Nelson Tozo apresenta projeto de lei que visa o incentivo à leitura

A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.
O vereador Nelson Tozo (PDT) apresentou projeto de lei instituindo a política municipal de incentivo à leitura no município de Catanduva que tem, por finalidade, fazer com que o poder público assegure a formação do leitor nos espaços públicos e privados, de modo que as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos estimulem e desenvolvam o hábito e o prazer da leitura.
No projeto de Tozo a Política Municipal de Incentivo à Leitura deve prover espaços públicos de leitura dotados de um acervo de quantidade, constantemente ampliado e atualizado.
Também o parlamentar propõe a realização de um plano de formação inicial e contínuo de educadores para mediarem a leitura junto ao público nos espaços de leitura.
O Projeto de Lei destaca ainda a necessidade de dar publicidade à importância da leitura por meio de campanhas educativas, veiculadas em diferentes mídias impressas, eletrônicas e virtuais, certames literários, entre outros.
Nelson Tozo vê a necessidade de o município elaborar um cronograma de eventos e atividades que promovam o estímulo à leitura com a implementação de ações de incentivo à leitura e acesso à literatura como, por exemplo, ler, contar histórias, e declamar.
O projeto tem por objetivo alinhar o município de Catanduva à Política Nacional de Leitura, instituída pela Lei Federal nº13.696/2018.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes