UTI Covid do HEC recebe doação de conectores da UFSCar

A coordenadora do Serviço de Reabilitação Física da Fundação Padre Albino, Keity Emiliene Guim, entrou em contato com o Prof. Daniel Braatz Antunes de Almeida Moura, do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para solicitar a doação de conectores utilizados na assistência respiratória de pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Os conectores são confeccionados com impressora 3D a laser por aquele departamento e doados para instituições.

“Diante do cenário de pandemia, quando as Unidades de Terapia Intensiva encontram-se em capacidade máxima diariamente e a maioria dos pacientes necessita de ventilação mecânica, tais conectores são utilizados com muita frequência e com a alta demanda acabam danificados, sendo necessária a substituição”, explicam Keity Emiliene Guim e Bruna Gabriela de Oliveira, coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital Emílio Carlos. “Na maioria das vezes, as empresas encontram dificuldades em fornecer essas peças em tempo hábil, prejudicando a continuidade da assistência a esses pacientes”, acrescentam elas.

Com a doação os conectores serão usados em dispositivos de ventilação mecânica em pacientes internados na UTI Covid da Unidade para Respiratórios Agudos (URA) do Hospital Emílio Carlos (HEC).

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes