Uso de anabolizantes pode causar infertilidade

(Thinkstock)

Yahoo Vida e Estilo

A busca por um corpo musculoso através dos anabolizantes além de poder causar vários problemas de saúde, pode levar à infertilidade, parcial ou total, tanto em mulheres quanto em homens.

Isso acontece porque a dose de testosterona muito acima do normal presente no organismo inibe no cérebro a produção de FSH, hormônio responsável pela maturação das células reprodutivas, ocasionando o bloqueio da produção de espermatozoides e a interrupção da menstruação.

Entre os efeitos comuns que o anabolizante pode causar estão a diminuição dos testículos e a interferência no crescimento do endométrio. Isso dificulta a fixação do embrião na parede do útero e provoca o aborto.

No caso dos homens, a utilização do anabolizante pode debilitar as funções reprodutivas parcialmente, diminuindo as chances de ter filhos.

No caso do casal ter expectativa de engravidar e um deles, ou os dois, tomam anabolizantes, é aconselhável que se interrompa sua utilização. Especialistas dizem que após três meses de parar o consumo da substância, o organismo já pode voltar ao normal.

Se mesmo assim o casal continuar tentando e não conseguir engravidar, procure um especialista para saber o que está acontecendo.

Be the first to comment on "Uso de anabolizantes pode causar infertilidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*