Unifipa outorga título de professor Honoris Causa a renomado jurista

No último dia 24 de agosto, o curso de Direito da Unifipa realizou solenidade em homenagem ao Dr. José Eduardo Campos de Oliveira Faria, renomado jurista da Sociologia Jurídica no âmbito nacional, outorgando-lhe o título de professor “Honoris Causa” entregue pelo reitor da Unifipa, Dr. Nelson Jimenes.

O título foi concedido em agradecimento aos serviços prestados de maneira voluntária pelo jurista ao curso nos meses de maio e junho deste ano de forma remota, com orientações a docentes e alunos sobre o ensino jurídico frente às impactantes mudanças sociais da atualidade. O jurista recebeu ainda placa de agradecimento dos docentes do curso de Direito, título de hóspede oficial de Catanduva pelo vereador Alan Automóveis e terá quadro com sua foto que será exposto no salão de audiências para aulas de Prática Jurídica no Campus São Francisco.

Após as homenagens, Dr. José Eduardo disse que sua história com a Unifipa começou a partir de consulta solicitada pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Luis Antonio Rossi, para parecer técnico sobre a possibilidade de reforma na grade curricular.

“Ao longo de minha vida passei fazendo análise dos cursos de Direito pelo país. Tenho experiência na consultoria de cursos de Direito e também na atuação e avaliação do ensino jurídico no Brasil. Trabalhei no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no Comitê de Direito, e por meio dessa experiência o coordenador do curso da Unifipa chegou até mim, uma parceria que me deixa muito lisonjeado. Trocar ideias aqui é algo extremamente produtivo; me deixa muito feliz. Eu acho que é uma forma de ampliarmos nosso contato”, concluiu o homenageado.

Após o agradecimento, Dr. Faria ministrou aula magna sobre as mudanças que vêm ocorrendo na área da Sociologia Jurídica. Ele também deu dicas para os alunos que desejam seguir sua carreira na área. “O aluno de hoje não pode ficar apenas na sua graduação; é necessário expandir seus conhecimentos. Há necessidade de se especializar a todo momento, entender que as novas tecnologias estão chegando muito rapidamente. A inteligência artificial é uma realidade; o que é novidade hoje amanhã já é sucata. O mercado de trabalho estará aberto a profissionais responsáveis e especialistas em áreas e nichos diferentes”, finalizou.

            O evento contou com grande participação de alunos, egressos, docentes do curso de Direito da Unifipa e convidados. Duas salas do auditório do campus São Francisco ficaram lotadas.

Dr. Faria é responsável pela disciplina de Sociologia do Direito da USP/Universidade de São Paulo desde sua criação, na década de 1980, e pelas disciplinas de Metodologia da Ciência e do Ensino do Direito e Sociologia da Constituição no curso de Pós-Graduação da mesma instituição.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes