Unidades de saúde integram programa de avaliação de qualidade

Os avaliadores do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde, estiveram nas unidades de saúde de Catanduva entre os dias 2 e 6 de julho. O programa tem objetivo de incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, propondo um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho.

A participação de Catanduva no PMAQ-AB inclui uma primeira fase, em que foi formalizada a adesão, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde. No total, participam do processo 23 equipes de Estratégia de Saúde da Família, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de modelo tradicional e duas equipes do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (NASF).

A segunda fase, que consiste na certificação, engloba itens como avaliação externa, avaliação de desempenho dos indicadores contratualizados e a realização de um momento autoavaliativo. Na sequência, as equipes serão classificadas em um dos cinco desempenhos do programa: Ótimo, Muito Bom; Bom; Regular; e Ruim.

A avaliação externa é realizada pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), em parceria com as Instituições de Ensino e Pesquisa (ISP), sendo uma etapa importante no processo de certificação das equipes de saúde. A participação das equipes de saúde no PMAQ possibilita a organização do processo de trabalho das equipes, visando à ampliação do acesso e qualificação dos serviços ofertados aos usuários.

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Associação Mahatma Gandhi, gestora das unidades do município, entendem a importância e deram total respaldo à avaliação federal, que vai ao encontro de seus objetivos, que é primar por um atendimento com qualidade e dignidade à população.

Fonte: Assessoria/Prefeitura