Tricologia oferece arsenal de cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos

Toda mulher deseja ter fios fortes e cabelo sedosos, com um brilho incrível. No entanto, cabelo bonito não é só uma questão de estética e sim de saúde. Existe uma área específica da dermatologia que estuda e trata exclusivamente das madeixas. Você já deve ter ouvido falar de tricologia. Mas sabe exatamente do que se trata?

A dermatologista Dra. Angélica Pimenta, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), especialista em tricologia, explica que, ao surgir qualquer problema relacionado ao cabelo, como queda excessiva dos fios, caspa e até doenças como alopecia, os pacientes precisam passar por uma análise tricológica para que o dermatologista monte um plano individual e personalizado, capaz de oferecer melhora da saúde desde a haste dos fios até o couro cabeludo.

“A tricologia visa solucionar os problemas dos cabelos e do couro cabeludo. Para isso, um bom especialista é o mais indicado para a avaliação e definição do tratamento em cada caso”, afirma a dermatologista.

Existem vários tipos de tratamento que a tricologia utiliza para cuidar das diferentes patologias e prevenir males aos fios e ao couro cabeludo. Confira alguns:

Detox Capilar
No tratamento são utilizados produtos com propriedade secativa que auxiliam na atividade das glândulas sebáceas, além de fazerem uma limpeza profunda, revitalização e saúde para as hastes e o couro cabeludo.

Hidratação capilar a laser
Método feito com booster de óleos pré-selecionados para cada tipo de cabelo.

Estímulo Capilar
É um método complementar que fornece circulação da ativação no couro cabeludo. Associado a esse tratamento, pode-se utilizar produtos que impermeabilizam os fios e também nutrem o couro cabeludo.

Exames e análises de fios e couro cabeludo
O procedimento faz um rastreamento completo do couro cabeludo, visualizando a espessura e quantidade dos fios para detectar possíveis doenças e alterações do couro e da haste.

Infusão de Medicamentos
Micro infusão de medicamentos no bulbo do cabelo, método individualizado para cada tipo de cabelo, alteração da haste ou couro cabeludo. É indicado contra doenças e alopecia. Uma ótima opção de nutrição e tratamento de processos inflamatórios, diminuição da oleosidade, engrossamento dos fios e prevenir a queda capilar.

Laser Capilar
Método não invasivo que possui ação anti-inflamatória, permitindo o crescimento dos fios e a diminuição da queda.

Peeling Capilar
Método esfoliativo que remove impurezas e células mortas, deixando o couro cabeludo mais limpo e a circulação mais ativa, promovendo saúde e crescimento dos fios.

Terapia Capilar
Consiste em métodos de prevenção e tratamento de doenças, como alopecia, tricotilomania, caspas, seborreia, além de outras disfunções como desidratação e ressecamento dos fios.

Fonte: Comunic Comunicação Estratégica