Tradição em Catanduva, Folia de Reis será no dia 6 na Matriz

Mantendo a tradição, Catanduva recebe o espetáculo de Folia de Reis no dia 6 de janeiro, próximo domingo. A encenação é da companhia Estrela do Oriente e será na Praça da Matriz, às 20 horas. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O grupo é formado por vários integrantes, com mestre, contramestre, três reis magos, palhaço e foliões e tem como madrinha a professora Patrícia Monteleone. O mestre embaixador é o músico Epaminondas José dos Santos. A companhia, formada na capital paulista, existe há 40 anos – 33 vividos no interior.

Vestidos com máscaras e roupas coloridas, eles fazem a representação de uma tradição da cultura popular brasileira. Na apresentação são utilizados viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro.

História

Conforme a tradição, no período de Natal, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos sobre a visita dos Reis Magos ao menino Jesus e passam de casa em casa em busca de oferendas, que podem ser desde uma xícara de café até um prato de comida.

No Brasil, a tradição tem características próprias e é uma manifestação de cores, sons e beleza. Os versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

Fonte: Assessoria/Prefeitura