Todos contra a dengue: confira dicas da EMCAa numa ação educativa em parceria com o Imes

O Imes Catanduva, em parceria com o setor educativo da Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) participa, mais uma vez, da campanha #catanduvasemdengue. Por meio de perguntas e respostas, a EMCAa pede a atenção de todos quanto às informações abaixo.

Ainda são feitas as visitas do combate a dengue?
Sim, os agentes da EMCAa e Comunitários continuam fazendo a visita regular. Ao receber o Agente mantenha a distância segura, use máscara e fique atento a locais que possam servir de criadouros do mosquito indicados pelos profissionais.

A EMCAa está passando veneno nas ruas?
Sim, através do nebulizador costal, sempre quando confirmado caso positivo.

Como posso combater o mosquito em casa?

  • Não manter vasos de planta com água. Caso tenha em casa, que eles sejam furados; colocar areia até a borda evitando que pare água no local.
  • Evitar acúmulo de materiais que possam acumular água, como lonas, baldes, materiais de construção e recicláveis – caso utilize estes materiais de forma profissional, manter constante vigilância.
  • Manter os ralos limpos no mínimo uma vez por semana; esfregar a parte interna do ralo com escova de lavar (o mesmo deve ser feito no vaso sanitário); manter os ralos vedados com sacola plástica, saco de lixo recortado no tamanho do ralo ou comprar o item que possui o sistema abre e fecha, assim você mantém sua casa livre do mosquito e também do escorpião, que veem pela rede de esgoto.
  • Lembre-se: onde tem água tem mosquito, por isso mantenha constante vigilância.
  • Bebedouro de animais domésticos sempre devem ser lavados e esfregados no mínimo duas vezes por semana

Quais produtos posso utilizar e onde?

Salmoura

2 colheres de sal diluído em 1 litro de água para cada ralo, canaleta ou vaso sanitário – duas vezes por semana.

Água sanitária

  • Vasos sanitários que não são de uso diário: adicionar 1 colher de chá (5ml) de água sanitária no sanitário e mexer com bucha sanitária
  • Caixa de descarga sanitária que não é de uso diário: adicionar 2 colheres de sopa (30ml) de água sanitária e mexer com bucha sanitária
  • Ralos externos (que captam água de chuva e de limpeza) e internos que não são de uso diário: adicionar 1 colher de sopa (15ml) de água sanitária e mexer com bucha sanitária
  • Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano: adicionar 2 copos americanos (400ml) de água sanitária e misturar a água já existente no local.

Detergente

Caixa do degelo atrás da geladeira: adicionar um pouco do detergente na parede interna do reservatório de plástico que fica próximo ao motor. O detergente serve como um repelente ao mosquito.

Procure uma unidade de saúde

Em caso de sintomas não deixe de buscar as unidades de saúde públicas ou particulares. Esta informação é essencial para que a equipe da EMCAa realize as atividades em seu bairro. Denuncie focos do Aedes aegypti pelo telefone 3531-9200.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes