Temporada de montanha tem aconchego e aventura na serra de São José do Barreiro

A 250 quilômetros da capital paulista, bem pertinho do Vale Fluminense, São José do Barreiro é um destino que vai se encaixar perfeitamente na proposta do turista que quer aproveitar a temporada de montanha. As temperaturas amenas já registradas neste meio de outono são um convite para atividades na Serra da Bocaina.

O motivo da alta demanda nos hotéis do alto da serra é a busca por práticas de esportes ao ar livre. O período ideal para caminhadas nas trilhas atrai hóspedes para o Recanto da Floresta Eco Lodge, que conta com pacotes de atrativos em pontos turísticos do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Além do trekking, também oferece camping selvagem, off road e mountain bike.

“Não há limite para a aventura. Nosso público é formado, em grande parte, por casais, mas a faixa etária é ampla, dos 35 aos 70 anos. Programamos roteiros adequados para cada proposta, neste período, para a contemplação das cachoeiras e sempre com a maravilhosa imersão nas paisagens do alto da montanha”, afirma José Milton, proprietário da Recanto da Floresta e da MW Trekking Ecoturismo.

image.png

Nas pausas das atividades, o visitante recarrega as energias com um banquete da cozinha caipira. Panceta, pururuca e costela bovina com pinhão são os principais pedidos de pratos preparados no fogão à lenha.

Para o casal

A temporada das montanhas é também um momento de intimismo a dois. O lugar ideal para esta experiência é a Pousada Encanto da Bocaina, que recebe apenas casais.

“Este período traz um ar mais romântico e de aconchego, em função do clima mais ameno. Oferecemos lenhas para lareiras nos chalés. Nossa proposta é criar um ambiente onde o casal tenha momentos mais íntimos, como piqueniques, jantar romântico com decoração especial. 

A Pousada Encanto da Bocaina existe há 12 anos e é uma das pioneiras no país na adoção do conceito pousada pet friendly – muito bem avaliada em portais especializados em reservas de hotéis. O aconchego também está na gastronomia. O Pirilampo Bistrô funciona no mesmo local e oferece um cardápio refinado da cozinha contemporânea. E o período outono-inverno abre a temporada de fondue e sopas como opções para almoço e jantar. O risoto de içá é uma assinatura da casa e sempre disputada.

Camping

Em um dos pontos mais altos da Serra da Bocaina, a uma altitude de 1.600 metros, está a Pousada Lageado. Para os mais corajosos, há espaço para camping, sempre procurado por aventureiros que exploram as belezas naturais nas proximidades como a Rampa do Voo Livre, o Pico do Tira Chapéu e a Cachoeira Santo Isidro.

camping.jpg

Mas a tranquilidade e o conforto reinam no hotel instalado na propriedade histórica, casarão em estilo colonial paulista cercado de pura natureza. A estada tem pensão completa: café da manhã, almoço e jantar. Tudo feito com muito carinho pelas mãos de Dona Vanda e Seu Tião da Barreirinha, os anfitriões muito simpáticos e solícitos. O casarão possui sala de estar, sala de jantar e lareira.

“Além das hospedagens no alto da serra, São José do Barreiro tem uma rede hoteleira diversificada. Seja na região central ou rural, hotéis, pousadas e fazendas oferecem leitos para turistas e incluem o visitante em uma das rotas mais exuberantes do estado”, conclui Ana Paula Almeida, secretária de Turismo de São José do Barreiro.

Sobre São José do Barreiro

Portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a cidade fica na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Preserva um precioso patrimônio cultural e histórico que retrata períodos importantes do Brasil, desde o ciclo do café. São José do Barreiro também é conhecida por seus atrativos de natureza, turismo de aventura e culinária tropeira. Acompanhe nas redes sociais https://www.instagram.com/turismosjb/.