Teatro em dose dupla marca o quinto Dia do Festival da Cia. Fábrica de Sonhos

A partir desta quinta-feira, 5 de maio, o Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça, que a Cia. Fábrica de Sonhos promove em São José do Rio Preto até o próximo sábado, 7 de maio, passa a promover duas apresentações diárias, sendo uma às 10h e outra às 15h. A primeira dobradinha é entre a Cia. Canta Circo Teatro, da cidade de São Caetano do Sul, a o Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, que apresentam, respectivamente, as peças “ShakesPirando” e “Hoje tem espetáculo” no palco montado na Praça Rui Barbosa.

Programado para as 10h, “ShakesPirando” é protagonizado pelos artistas Weslei Soares e João Rocha, que vivem os palhaços Cuíca e Batatinha. No espetáculo, a dupla encontra um livro que inspira a contação de inúmeras histórias. Usando a linguagem do palhaço e recursos como música ao vivo, acrobacias e mágica, os dois palhaços contam um pouco sobre a vida, obra e legado de William Shakespeare, mostrando que o “autor do Milênio” era muito popular no seu tempo e pode ser popular nos dias de hoje.

Já o Grupo Rosa dos Ventos volta a São José do Rio Preto com a montagem que marcou a sua criação, em 2001. “Hoje tem espetáculo”, que será apresentado às 15h, foi criado a partir dos clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. As cenas e números de circo recriadas para a peça são adaptações livres do Rosa dos Ventos e trazem a marca de seus palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e provocadores da participação popular, num jogo que envolve o público antes mesmo do espetáculo começar, já na montagem de cenário, troca de roupas, aquecimento, passagem de som, maquiagem, terminando com músicas nada normais e três palhaços que se revezam nas funções de artistas de circo.

Além das apresentações, as duas companhias também promovem atividades formativas no Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos, na Vila Ercília, nesta quinta-feira, 5 de maio. Às 17h, a Cia. Canta Circo e Teatro realiza a oficina “Recriando Clássicos”, e logo depois, às 18h30, o Rosa dos Ventos promove uma oficina de acrobacias. Os dois grupos ainda participam dos “Diálogos sobre a cena”, comandados pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto.

O Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos também é o ponto de convivência e troca do Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça, abrigando, além das atividades formativas e dos “Diálogos sobre a cena”, o projeto de cozinha sustentável Ocupa, de São Paulo. Ou seja, o público pode saborear pratos deliciosos e ainda trocar ideias com os artistas participantes do festival.

A 16ª edição do Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), e da Cia. Fábrica de Sonhos e conta com o apoio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto), World Games, Brigadella e Líder FM.

16º Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça

Programação de espetáculos

Praça Rui Barbosa

05/05 (Quinta)

10h – ShakesPirando (Cia. Canta Circo e Teatro – São Caetano do Sul/SP)

15h – Hoje tem espetáculo (Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/DF)

06/05 (Sexta)

10h – Clownfusão: os internacionalmente desconhecidos (Cia. Raros Circus – Ribeirão Preto/SP)

15h – Pequenos Olhos (Cia. dos Pés – São José do Rio Preto/SP)

07/05 (Sábado)

10h – Desconforto (Conforto & Cia. – São Paulo/SP)

15h – Era uma vez… o Leão e o Ratinho (Cia. Fábrica de Sonhos – São José do Rio Preto/SP)

Programação de atividades formativas

Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos

05/05 (Quinta)

17h – Oficina: Recriando Clássicos (Cia. Canta Circo e Teatro)

18h30 – Oficina de acrobacias (Grupo Rosa dos Ventos)

06/05 (Sexta)

17h – Oficina: Circo nosso de cada dia (Cia. Raros Circus)

18h30 – Workshop: A evolução do pensamento artístico (Cia. dos Pés)

07/05 (Sábado)

17h – Oficina: O Palhaço e o erro (Conforto & Cia.)

18h – Oficina: O ator criador (Cia. Fábrica de Sonhos)

Programação dos ‘Diálogos sobre a cena’

Espaço Criativo – Fábrica de Sonhos

05/05 (Quinta)

20h – ShakesPirando (Cia. Canta Circo e Teatro)

21h – Hoje tem espetáculo (Grupo Rosa dos Ventos)

06/05 (Sexta)

20h – Clownfusão: os internacionalmente desconhecidos (Cia. Raros Circus)

21h – Pequenos Olhos (Cia. dos Pés)

07/05 (Sábado)

20h – Desconforto (Conforto & Cia.)

21h – Era uma vez… o Leão e o Ratinho (Cia. Fábrica de Sonhos)

Serviço

16º Festival de Teatro para Criança é o Maior Barato – Na Praça

Quando: 1 a 7 de maio de 2022

Onde: Praça Rui Barbosa e Espaço Criativo Fábrica de Sonhos

Site oficial:https://festivaldejaneiro.com/

Grátis

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes