Strana: em Julho, o Sesc Catanduva tem inspiração russa no Esporte

A programação esportiva do Sesc Catanduva de julho continua em clima de campeonato mundial de futebol, com inspiração russa em várias atividades, para cativar o público de esportistas praticantes e novos interessados. O mês oferece muita recreação, bate papo, torneios e ainda literatura e atividades criativas manuais, afinal, a Rússia é um país de grande tradição cultural e esportiva, com características marcantes. Dentro desse contexto, o Sesc Catanduva continua com o projeto já iniciado em junho, “Ctpaha – Strana”, um conjunto de atividades que traz um pouco mais sobre o país sede da copa, com o intuito de mostrar expressões que vão além futebol.

As novidades de julho serão as atividades de artes manuais, exclusivas para as crianças inscritas no programa de férias. Elas poderão aprender a confeccionar chaveiros de tecido e bonecas em feltro, ambos em forma de matrioska, a tradicional boneca russa que simboliza o amor maternal. Também em julho, uma conversa animada com o jornalista esportivo Marcelo Duarte, no espaço temático montado especialmente para que o público do Sesc Catanduva assista as partidas, a Arena da Copa. Curiosidades, resenhas e muita informação sobre futebol, com um profissional de comunicação renomado na mídia, que já cobriu mais de cinco copas e várias olimpíadas.

PROGRAMAÇÃO

STRANA: LITERATURA RUSSA

A literatura russa tem diversos expoentes de renome mundial. Para o conjunto de atividades Strana, o Sesc traz grandes obras de escritores russos, como: Anna Karenina, de Liev Tolstói; Almas mortas , de Nicolai Gogol e Irmãos Karamazov, de Fidor Dostoiévski. Essas obras vão se juntar ao livro das Edições Sesc São Paulo e Boitempo Editorial “ 1917 – O ano que abalou o mundo ” de Vana Jinkings e Kim Doria (org). Além das obras para adultos, o Sesc também traz obras da literatura russa para as crianças: Fábulas, de Liev Tolstói (do projeto Tá na Estantinha de julho) e Esqueci como se chama, de Daniil Kharms.

De 1 a 15, terça à sexta, das 13h30 às 21h30 e sábados e domingos, das 9h30 às 18h | Sala de Leitura | Grátis I Classificação: livre.

STRANA: RECREAÇÃO DE MINIFUTEBOL

Que tal participar de um jogo em um minicampo durante os jogos mundiais de futebol? Uma atividade que envolve todos os públicos: crianças, jovens, adultos e também idosos.

De 1 a 15, terça à sexta, das 13h30 às 21h30 e sábados e domingos, das 9h30 às 18h | Quiosque | Grátis I Classificação: livre.

STRANA: PAPO DA BOLA – COM O JORNALISTA MARCELO DUARTE

Curiosidades, surpresas e muita resenha com o jornalista Marcelo Duarte, um dos maiores conhecedores do futebol. Venha aprender mais e se divertir com muitas histórias sobre as grandes e pequenas equipes do esporte mais amado do mundo.

Dia 3, terça, das 18h30 às 20h. | Arena da Copa | Grátis | Classificação: livre

STRANA: TORNEIO FIPA DE FUTEBOL SOÇAITE

Torneio voltado para os funcionários da FIPA de Catanduva, com a participação de diversas equipes formadas por comerciários, além de seus dependentes. Ação vinculada ao Sesc Empresa.
Dia 3, terça, das 19h às 22h. | Minicampo | Grátis | Classificação: 16 anos.

STRANA: GINÁSTICA ARTÍSTICA

Com uma tradição de revelar grandes atletas e conseguir resultados expressivos, a ginástica artística, chamada no Brasil de ginástica olímpica, teve hegemonia das equipes russas entre os anos de 1952 e 1992, exceto por curtos períodos. Assim os frequentadores do Sesc Catanduva, participarão de aulas especiais em diversos aparelhos dessa modalidade.

Dias 18 a 19, quarta e quinta, das 14h às 17h. | Quadra Coberta | Grátis | Classificação: livre I Exclusivo para inscritos no programa de férias.

STRANA: CONFECÇÃO DE CHAVEIROS DE PANOS – com KAJSA SALLES

Os participantes confeccionarão por meio de técnicas de costura à mão, de matrioska , com enchimento e argolinha sairão belos chaveiros com toque especial.
Dias 18 a 20, quarta a sexta, das 14h às 17h. | Espaço de Tecnologia e Artes | Grátis | Classificação: livre I Exclusivo para inscritos no programa de férias.

STRANA: HÓQUEI

Com grande tradição no hóquei no gelo, 12 medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno e 46 medalhas em Mundiais, a Rússia é uma das grandes potências nessa modalidade e o Sesc Catanduva traz uma atividade adaptada de hóquei para os frequentadores da unidade e crianças participantes dos programas Esporte Criança e Curumim.

Dias 24 e 26, terça e quinta, das 14h às 17h. | Ginásio de Eventos | Grátis | Classificação: livre

STRANA: ARENA DA COPA

Durante os jogos de futebol disputados mundialmente, o Sesc Catanduva monta a Arena da Copa, um local para os frequentadores assistirem os jogos e aprender um pouco mais sobre o futebol e sobre a cultura da Rússia, dentro das atividades propostas pelo projeto Strana. (Observação: nos dias da Festa da Cultura Popular, incluindo os dias de montagem e desmontagem da festa (de 18 a 24 de junho) a Arena não estará funcionando).

Nos intervalos dos jogos será exibido o documentário: “O Brasil na terra do Misha” – um filme sobre a experiência da delegação brasileira durante os Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, no ápice da Guerra fria essa edição dos Jogos Olímpicos foi um episódio chave na relação entre os povos.

De 1 a 15, terça à sexta, das 13h30 às 21h30 e sábados e domingos, das 9h30 às 18h | Quiosque B | Grátis I Classificação: livre.

STRANA: MATRIOSKA DE PANO – COM MÔNICA PATRICI

As bonecas matrioskas são tradicionais brinquedos russos. Feitas de diversos tamanhos, uma boneca encaixa-se em outra maior, simbolizam a amizade duradoura e a relação materna. Esta oficina ensinará a criar uma matrioska adaptada ao material de feltro.
Dias 11 a 13, quarta a sexta, das 14h às 17h. | Espaço de Tecnologia e Artes | Grátis | Classificação: livre I Exclusivo para inscritos no programa de férias.

SERVIÇO

Programação Esportiva – Strana

Período: Julho/2018

Local: Sesc Catanduva

Sesc Catanduva

Praça Felício Tonello, 228 – Vila Rodrigues – Catanduva – SP – (17) 3524-9200

www.sescsp.org.br/catanduva

O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, de âmbito nacional, criada em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio e serviços, que a mantém e administra. Sua finalidade é a promoção do bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural de seu público prioritário e comunidade em geral.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Sesc Catanduva