Staff do Grêmio Novorizontino faz curso de Atendimento de Emergência no Esporte

Os profissionais do departamento médico do Grêmio Novorizontino e integrantes das comissões técnicas do futebol profissional e de base participaram na última quinta-feira (9) do Curso de Atendimento de Emergência no Esporte, se capacitando para contribuir em situações que podem acontecer no dia-dia do futebol. Os instrutores Marquinhos Gabanini e Adgildo Pereira passaram o dia no Estádio Jorge Ismael de Biaisi ministrando as bases teóricas e práticas do treinamento em APH (Atendimento Pré-Hospitalar) no esporte. “Fizemos tanto o treinamento da parte de contensão de hemorragia, abertura de via aéreas, respiração, reanimação cardiorrespiratória, traumas, traumas de coluna, de cabeça, fraturas. Foi uma parte teórica e outra de habilidades, com simulações em campo de uma de trauma de cabeça, outra de uma fratura exposta e de uma parada cardiorrespiratória”, disse Marquinhos Gabanini.


Atletas da base do Tigre do Vale foram maquiados e ajudaram nas simulações de traumas e fraturas, onde os profissionais do clube receberam observações e correções feitas pelos instrutores, durante os procedimentos.
“Todo profissional que faz isso tem o conhecimento e ele leva para sua vida, para família, para um parente, no seu dia-dia. Para o ambiente de trabalho é fundamental, porque trabalha em performance, mas salvar uma vida e favorecer que qualquer lesão tenha uma recuperação mais qualificada, que o socorro seja qualificado, faz a diferença. E o importante que não só os profissionais da saúde, mas que preparadores físicos, treinadores, auxiliares, todos tenham esse conhecimento. Essa é a nossa visão e objetivo, e o Novorizontino nos deu essa abertura”, emendou Marquinhos, que já ministrou o curso no São Paulo, Goiás, na grade da CBF Academy, entre outras.

Veja vídeo na TV Novorizontino
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio NovorizontinoFotos: Ozzair JR / Novorizontino