Secretaria de Saúde promove ações do Outubro Rosa

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está com uma série de ações em andamento para promover o Outubro Rosa, mês de luta em favor à saúde da mulher. Dentre as atividades realizadas esta semana, o tema ganhou destaque na programação elaborada nas unidades de saúde dos bairros.

Palestras atraíram atenção das usuárias e tiveram participação expressiva nas USFs (Unidade de Saúde da Família) Geraldo Mendonça Uchôa, do Lunardelii, e João Pio Nogueira de Sá, do Gabriel Hernandes.

Com a proposta de alertar as mulheres sobre os riscos que o câncer pode causar, profissionais falaram abertamente sobre a importância de estar com exames clínicos periódicos em dia. Além disso, as mulheres receberam orientações sobre como fazer o autoexame da mama.

“Elas tiveram momentos de interação, para esclarecer qualquer dúvida relacionada ao assunto. Foi muito produtivo”, ressalta a enfermeira Marlete Soares Lima, enfermeira da USF do Gabriel. O clima de descontração também marcou as reuniões, que tiveram sorteio de brindes.

Profissionais que atuam na rede de saúde do município têm dado apoio à iniciativa com a participação nas palestras. Na unidade do Lunardelli, a médica Aparecida Maria Sampaio e a enfermeira Bruna Failli ressaltaram as vantagens do diagnóstico precoce para mais chances de tratamentos bem sucedidos. A paciente Maria das Graças dos Santos Melo fez um breve relato sobre sua experiência de vida, frente ao diagnóstico de câncer de mama.

No Gabriel Hernandes, o tema foi debatido pela fisioterapeuta Marisa Martani, integrante da ONG Sempre Viva, que oferece apoio a mulheres com câncer de mama.

A conscientização, que já é fortemente trabalhada pelas equipes de saúde junto às famílias, terá maior evidência ao longo desse mês nas demais unidades.

Fonte: Secretaria de Saúde/Reprodução: Prefeitura de Catanduva