Sebrae-SP lança calculadora de emissão de carbono para pequenas empresas

Com a proposta de conscientizar sobre o impacto ambiental e incentivar ações para uma vida mais sustentável, o Sebrae-SP lança a Calculadora de Pegada de Carbono voltada para micro e pequenas empresas. A ferramenta faz a estimativa das emissões de gases de efeito estufa do negócio, identifica as fontes de emissão por categoria e direciona para soluções que auxiliam na redução e compensação de carbono. O acesso é gratuito.


A calculadora é voltada para empreendedores que buscam reduzir gastos e atrair clientes que valorizam práticas de ESG (Environmental, Social and Governance ou em português: Governança Ambiental, Social e Corporativa). Ou seja, um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente e sustentável.

Além de diminuir custos, a busca por reduzir a emissão de carbono pode levar a empresa a conquistar novos mercados que exijam selos ambientais e valorizem políticas institucionais ligadas ao processo de carbono.

Para utilizar a calculadora, o empreendedor precisa preencher o porte da empresa, qual setor e responder perguntas como a quantidade de veículos próprios, aparelhos de ar-condicionado, consumo de água e eletricidade. A ferramenta vai calcular a emissão de carbono por ano e separar por categorias: combustão estacionária, gases refrigerantes, combustão móvel, resíduos sólidos, efluentes, eletricidade e viagens a negócios.

Para auxiliar o empreendedor a compensar e reduzir as emissões, o Sebrae-SP indica materiais sobre o tema, como um e-book sobre os critérios ESG, autodiagnóstico ESG, novas tecnologias sustentáveis e energias renováveis e curso EAD sobre como lucrar e reduzir o desperdício em restaurantes. A Calculadora de Pegada de Carbono pode ser acessada no link.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes