Saúde bucal: Confira dicas de higienização da boca, porta de entrada da infecção pela Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a todos a importância de cuidar da saúde bucal. Em meio à pandemia da covid-19, quando olhos e bocas são portas de entrada da infecção, os cuidados devem ser redobrados. Por conta disso, a Saúde dá dicas de higienização para prevenir possíveis quadros de urgências odontológicas e, assim, evitar visitas às unidades de saúde neste período crítico de alta circulação do coronavírus.

Além de ser uma porta de entrada para o vírus, podem surgir outras doenças ou complicações nessa região, como o câncer de boca. A dica é fazer o autoexame bucal para auxiliar na identificação de um tumor e observar os sinais e sintomas que surgirem.

“É fundamental que o indivíduo realize uma boa higiene bucal e esteja com as mãos limpas. Frente a um espelho, em um local bem iluminado, a pessoa precisará conseguir visualizar toda a região bucal e procurar por lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, podendo apresentar sangramentos; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, bochechas ou céu da boca; e com os dedos, de forma suave, procurar por nódulos ou regiões dormentes”, orienta o setor.

Hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas e má higienização bucal contribuem e aumentam o risco de câncer. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o tumor é mais comum em homens acima dos 40 anos e, na maioria dos casos, o quadro diagnosticado encontra-se em estágios avançados.

Ao notar o surgimento de qualquer sinal de alerta, deve-se procurar por um profissional de saúde, dentista ou médico para a realização do exame completo da boca. O diagnóstico precoce permite tratamento com melhor resultado funcional.

Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes