Rio Preto recebe selo Compromisso com a Educação

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação (SME), recebeu o selo Compromisso com a Educação, outorgado pelo Instituto Nacional Todos pela Educação através do Programa Compromisso com a Educação.

O selo é uma forma de reconhecimento da gestão municipal pelas ações realizadas na rede de ensino, visando à qualidade da educação durante o período da pandemia do coronavírus, além da participação e cumprimento de etapas e metas estipuladas pelo programa.

“É uma honra e um orgulho muito grande saber que estamos no caminho certo para a Educação de Rio Preto, com reconhecimento deste importante instituto nacional. A Educação em Rio Preto é prioridade. Vamos avançar sempre mais”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.

Dentre as etapas necessárias para fazer jus ao reconhecimento, os municípios precisam cumprir alguns requisitos como: a assinatura de uma carta-compromisso pelo prefeito; a realização de um curso oferecido aos gestores e gestoras, técnicas e técnicos ligados à Secretaria de Educação, com participação do secretário municipal; e a realização de políticas públicas alinhadas ao programa Educação Já Municípios.

O curso oferecido aos inscritos contou com 34 módulos, totalizando 30 horas, disponibilizadas de forma remota, abrangendo videoaulas, leituras obrigatórias e exercícios de fixação. Dentre os temas abordados estão: Desafios do curto prazo (reabertura) x Desafios de longo prazo (estruturação e fortalecimento do sistema educacional); Garantir a frequência escolar de todos os alunos matriculados (infrequência, transporte escolar, busca ativa); e Oferecer suporte pedagógico a partir do currículo local (recursos e materiais didáticos, avaliações, programas de reforço e recuperação).

A assistente técnica Leandra Verginia Justo Herrera, que realizou o curso, destacou as reflexões propostas pelos módulos sobre a retomada das aulas presenciais em meio à pandemia, que segundo ela irão ajudar na gestão das políticas educacionais do município.

“Durante todo o curso tivemos excelentes reflexões no contexto pandêmico e de retomada das aulas presenciais. Os subsídios oferecidos para a reestruturação e fortalecimento da qualidade do sistema educacional, planejamento sistêmico a curto e longo prazo e as trocas de experiências entre gestores de vários Estados contribuem para a gestão de políticas públicas educacionais do município”, conclui.

A secretária de Educação Fabiana Zanquetta de Azevedo destacou a importância de ações como estas para a valorização profissional e a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

“Trabalhamos o ano inteiro com foco no aprendizado do aluno, na valorização do profissional e na retomada consciente das aulas presenciais. O reconhecimento do Instituto Todos pela Educação é sinal de que os esforços de toda a equipe valeram a pena. Todos os profissionais da Educação se empenharam em manter o aprendizado aos alunos mesmo em um momento tão diferente da nossa história. Agora estaremos focados em construir o futuro e pensar em estratégias de reforço de aprendizagem”, afirmou a secretária.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes