Reflexão do que realmente importa em nossa vida

O que é realmente importante em nossa vida?

Tagore disse: “Passei a vida inteira encordoando e desencordoando meu instrumento musical, enquanto a canção que vim tocar (nesta vida) permanece muda”.

Tão sabiamente Luiz Higino Polito comenta em suas palavras:

  • O poeta, romancista, dramaturgo e músico Tagore provavelmente disse essas palavras citadas acima “Passei a vida inteira encordoando e desencordoando meu instrumento musical, enquanto a canção que vim tocar (nesta vida) permanece muda”, se referindo ao fato de que todas as suas obras ainda não o tinham deixado satisfeito. Ele achava que ainda tinha uma obra maior, mais sublime, que ele ainda não tinha feito.
  • Podemos também usar a frase de Tagore para meditarmos sobre o que realmente é importante nesta vida. O que realmente importa? O que é importante de verdade, nesta vida? Será que não estamos gastando tempo demais em coisas que não têm nenhum valor, e deixando de fazer as coisas que realmente têm valor, das quais nos orgulharemos de tê-las feito, daqui a 5, 10 ou 20 anos, no futuro?O que realmente importa?
  • “O que realmente importa?” é o título do livro de Anderson Cavalcante, um escritor e palestrante brasileiro que já vendeu mais de um milhão de livros. Nesse seu livro, cuja sinopse você pode ler clicando aqui, Cavalcante diz que escolheu escrever esse livro “Porque a vida passa tão rápido que não podemos desperdiçá-la com escolhas erradas”. Ele também diz que “Perdemos a dimensão espiritual da vida na mesquinhez do dia a dia”, por isso é importante que paremos e reflitamos sobre o que realmente tem valor nesta vida.O que é a vida? Na bela canção de Gonzaguinha, temos uma boa definição que o cantor dá para a vida.Nas palavras do grande cantor Gonzaguinha, que já faleceu, infelizmente, a vida “É bonita, é bonita e é bonita!”. Ele diz que uns acham a vida um sofrimento, outros dizem que a vida não significa nada. Outros dizem que a vida é um sonho do Criador. Tem os que acham que não vale a pena viver. Estão enganados os que desistem da vida, porque a vida é a coisa de maior valor que nós temos.Todos nós temos uma missão e um propósito nesta vida. Cada um de nós tem um talento ou dom para fazer alguma coisa bem-feita, e isso pode nos trazer grande satisfação.

    Propósito da vida

    Há mais propósito na vida de cada um de nós do que apenas comer, trabalhar para ganhar o nosso sustento, dormir e domingo ver o futebol ou ver a novela de que gostamos. Estamos aqui com um propósito mais importante, um propósito que cada um deve descobrir dentro de si mesmo qual é o seu.

    Lembro-me de que o autor do livro “Fernão, Capelo e Gaivota”, Richard Bach, disse certa vez que é fácil sabermos se nossa missão na terra já está cumprida: “Se ainda estamos vivos, não está”.

    Enquanto estivermos vivos, conforme disse Tagore, precisamos tentar fazer o que realmente viemos fazer nesta vida.

     

    “Tente outra vez”

    E se você está neste exato momento passando por uma situação desesperadora, saiba que muitas pessoas no mundo (bilhões delas), eu inclusive, já passaram também. Você não é o primeiro e nem será o último a enfrentar o seu Getsêmani, para depois descobrir que a vida reservou para você grandes bênçãos, se você suportar com valentia e fé seus desafios.

  • Depois de sofrermos para subirmos a montanha, se descortinará um maravilhoso horizonte aos nossos olhos, lá do alto.
  • O cantor Raul Seixas foi muito feliz com a sua  músicas , dentre tantas canções dele:

    Quase ninguém acerta na primeira tentativa. Todo mundo cai. Todos passamos vergonha várias vezes na vida. Cometemos muitos erros. Todos ficamos doentes, todos choramos por coisas que nos fazem sofrer. Muitas coisas nos decepcionam.As pessoas de sucesso não são as que não caíram ou que não sofreram, mas as que se levantaram após caírem inúmeras vezes. As coisas boas e bonitas da vida são muito maiores e em maior quantidade do que as dificuldades pelas quais passamos.Procure seu propósito na vida e viva!

    Vale a pena.