Recanto Monsenhor Albino promove palestra sobre etarismo e comunicação com idosos

Nos dias 26 e 27 de julho, o Recanto Monsenhor Albino promoveu palestra abrangente e esclarecedora sobre “Etarismo” e “Guia para uma Comunicação Responsável com a Pessoa Idosa”, baseados no conteúdo lançado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (2023) do Governo Federal, destinado aos colaboradores da instituição, visando aprimorar o cuidado e a atenção dispensados aos idosos acolhidos.

O palestrante foi o fisioterapeuta Fábio Pagliotto da Conceição, profissional especializado em gerontologia e membro do corpo técnico do Recanto Monsenhor Albino. “A palestra teve como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância de combater o preconceito e estereótipos negativos baseados na idade no ambiente de trabalho e na sociedade em geral, incentivando uma cultura mais inclusiva e respeitosa com os idosos. A temática é conceito ainda pouco difundido, mas extremamente relevante nos dias atuais”, explica Fábio.

Além disso, foi abordado o tópico “Comunicação Responsável com a Pessoa Idosa”, destacando como a forma de se comunicar pode impactar significativamente o bem-estar e a autoestima dos idosos. Estratégias para comunicação mais empática, compreensiva e respeitosa foram discutidas, proporcionando aos colaboradores ferramentas práticas para atendimento ainda mais humanizado.

Para Silvia Moreno, gerente administrativa do Recanto Monsenhor Albino, a palestra foi momento enriquecedor para toda a equipe. “É fundamental estarmos atentos e trabalharmos juntos para combater qualquer forma de preconceito. Além disso, a comunicação é a base da relação saudável com nossos institucionalizados e a palestra nos proporcionou novas abordagens para aprimorar nosso atendimento e acolhimento.”

O tema abriu espaço para troca de experiências e discussões sobre práticas mais adequadas no trato com os idosos. “Esse tipo de evento fortalece o compromisso do Recanto Monsenhor Albino em proporcionar ambiente de cuidado e respeito para todos os idosos, contribuindo para o seu bem-estar físico e emocional”, salienta Silvia.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes