Recanto Monsenhor Albino implanta protocolo de urgência e emergência

O Recanto Monsenhor Albino reforçou as práticas de atendimento e assistência aos seus institucionalizados implantando o novo Protocolo Operacional Padrão/POP para situações de urgência e emergência em pessoas idosas que venham necessitar de cuidados primários.

Durante os dias 24 e 25 de abril, cuidadores e equipe de enfermagem da instituição receberam orientações teóricas e práticas do POP, elaborado e aplicado pela enfermeira responsável técnica Juliana Fachim. “Situações de emergência acontecem de forma inesperada e requerem ação imediata com a finalidade de resguardar a vida. As pessoas idosas do Recanto seguem uma rotina diária que é de suma importância para a saúde física e mental e qualquer alteração nessa rotina exigem maior atenção da equipe de enfermagem”, explica Juliana.

O POP aborda procedimentos práticos feitos pela equipe capacitada em casos de hemorragias, reações alérgicas, dificuldade respiratória, traumas, fraturas, hipoglicemias, engasgamentos e alterações dos sinais vitais associados. Para Juliana, a instituição que lida com esse público mais vulnerável deve estar preparada. “Para o atendimento básico de urgência e emergência, até a chegada do SAMU, contamos com carrinho de urgência, materiais básicos de atendimento imediato, como colar cervical, materiais de curativo, suportes de oxigenoterapia, aspirador portátil, frasco de drenagem, entre outros. O treinamento da equipe é essencial para atuar com agilidade e técnica em momentos de emergência, definindo as primeiras ações a serem adotadas e os recursos humanos e materiais disponíveis”, frisou a enfermeira.

Todos os participantes receberam certificado, contribuindo para o enriquecimento do profissional.

Imposto solidário

O Recanto conta também com ajuda da comunidade para atender seus idosos institucionalizados. A colaboração pode ser feita de várias formas. Uma delas é através do repasse de parte do imposto de renda devido ou da restituição, no momento da declaração. Então, pessoas físicas e empresas aptas a doar podem destinar no ato da declaração e direcioná-lo ao Recanto Monsenhor Albino, através do Fundo Municipal do Idoso. Converse com seu contador e seja solidário. Informações, ligue (17)3522-5234.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes