Realidade Virtual é usada na reabilitação de pacientes no HPA e HEC

A terapia com o uso da realidade virtual vem sendo disponibilizada a pacientes dos setores de Internação – UTI e Enfermarias e Ambulatório de Fisioterapia/Terapia Ocupacional dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos como coadjuvante no processo de reabilitação.

Desde novembro de 2022, quando o primeiro equipamento foi disponibilizado para o Serviço, a equipe de reabilitação dos hospitais prioriza o tratamento em todo paciente internado ou em atendimento ambulatorial que tenha condições de interação com a terapia virtual. “É importante saber do paciente quais seus hábitos e preferências, situações de lazer e sempre respeitá-las (por exemplo: imagens ou vídeos de esportes, desenho, filme, músicas, paisagens, entre outros). Com base na preferência individual do paciente é possível programar o que será realizado”, explica Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação da Fundação Padre Albino.

A coordenadora ressalta que o uso da tecnologia de Reabilitação Virtual (RV) é ferramenta terapêutica que tem sido muito utilizada na reabilitação clínica simulando, em tempo real, um cenário ou uma atividade através de imagens e vídeos em 3D, possibilitando ao paciente uma interação lúdica. “Isso fornece um feedback visual e auditivo, facilitando a adesão ao tratamento. Essa interação virtual leva o paciente a vivenciar momentos distantes da situação em que ele se encontra, além de proporcionar melhora visível na recuperação”, conclui Keity.

Foto: Comunicação FPA.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes