Qualidade do HPA e HEC treinam auditores internos para implantação do 5S

O Núcleo de Qualidade da Fundação Padre Albino reuniu seu time multiprofissional GAPH/Gestão de Alta Performance Hospitalar para capacitá-los sobre como auditar a aplicação dos sensos da ferramenta 5S nos setores de assistência e atendimentos dos hospitais Padre Albino e Emilio Carlos. O treinamento aconteceu no dia 27 de julho e tratou do Senso Seiri, primeiro ‘S’, relacionado à utilização e o descarte.

Com o objetivo de capacitar o time foram apresentadas ocorrências e situações onde os auditores internos deverão observar se a implantação da ferramenta foi executada de maneira correta. “O Seiri auxilia na verificação dos utensílios disponibilizados em cada setor das unidades fazendo levantamento dos que são utilizados e o descarte dos que não são necessários para aquele local. Assim, é possível realocar para outros setores que necessitem dos itens, otimizando os recursos existentes, evitando desperdícios e gastos para o hospital”, explica Adriani Moraes, gerente do Núcleo de Qualidade.

A ferramenta 5S é técnica milenar muito utilizada na organização e padronização das empresas na conquista da qualidade total. Cada ‘S’ corresponde a uma prática que vai otimizar os processos de rotina: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina).

Agora o GAPH terá a missão de visitar os locais para a verificar a aplicação dessas ferramentas. “O próximo passo será a realização da auditoria no HPA e no HEC, na semana do dia 24 a 28 de julho, e a realização do evento ‘Dia D – Descarte Consciente’”, avisa Adriani.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes