Projeto Sorocaba Poética 3

Em 15 de agosto de 2023, a cidade de Sorocaba, cujo nome significa “terra rasgada” em tupi-guarani, completou 369 anos de fundação. Para comemorar a data, as artistas visuais Cecilia Rodrigues (@ceciliarodrigues_atelie) e Cibele Pilla (@cibelepilla) vêm realizando o Projeto Sorocaba Poética.

O projeto, com curadoria de Oscar D’Ambrosio, consiste em realizar intervenções visuais em fotografias enviadas por pessoas com as mais diversas histórias ligadas à cidade. O objetivo é recuperar as memórias afetivas da população local.

As fotos, enviadas pelo e-mail sorocabapoetica@gmail.com, com um pequeno texto de, no máximo, cinco linhas, sofreram interferências visuais, por meio de várias técnicas, tanto analógicas como digitais.

A impressão dos resultados e a exposição delas é uma forma de ressaltar o passado, refletir sobre o presente da cidade e estimular reflexões sobre seus futuros caminhos.

O conjunto resultante desse processo, mostrado parcialmente na Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal de Sorocaba, chega a sua terceira exposição, na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, unidade de conservação brasileira administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Localizada no Interior do Estado de São Paulo, a Flona de Ipanema já abrangeu parte do município de Sorocaba, SP, mas atualmente está localizada em Araçoiaba da Serra, Iperó e Capela do Alto. Por isso, esta edição da mostra contará especificamente com um módulo de intervenções em fotografias especificamente realizadas no local, contribuindo para a divulgação de aspectos ecológicos e históricos do espaço.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta)
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes