Projeto Alma das Flores

O projeto Alma das Flores inclui uma exposição de arte e a produção e o lançamento de um calendário do ano 2024 pelas artistas visuais Livia Passos, de Salvador, BA, e Sandra Scavassa, de Tuiuti, SP, com curadoria de Oscar D’Ambrosio.

São 12 flores existentes no Brasil, representando os biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) do País. As obras lidam com recordações afetivas das artistas em relação ao que essas plantas representam não apenas para elas, mas para todo cidadão.

As artistas, uma mulher preta nordestina e outra branca do interior do Estado de São Paulo, realizaram um mergulho nas representações simbólicas dessas flores, buscando a alma delas e como elas trazem representações simbólicas.

Nesse contexto, cada flor é tratada pelas duas artistas. Haverá ainda duas obras em que cada criadora visual retrata a colega. A exposição oferece ainda a possibilidade de realização de oficinas em que Livia e Sandra, respectivamente, estimulam os participantes a criar suas próprias lâminas de calendário com temas florais e a pintar cartões com flores a partir da maceração delas para obter pigmentos vegetais com os quais seja possível gerar obras visuais que revelem a alma das flores e as dos participantes das atividades.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes