Programa DST/Aids capacita dentistas para testes rápidos

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, está treinando dentistas que atuam na atenção primária do município para realização dos testes rápidos para diagnóstico de hepatites virais B e C, HIV e sífilis. O objetivo é qualificar o atendimento e ampliar a oferta do serviço junto aos usuários nas unidades básicas de saúde e preparar a equipe para atuação com essa finalidade.

Cerca de 30 profissionais participam do treinamento que tem 24 horas de duração, divididas em etapas diárias. Inicialmente, a didática tem sido teórica. Na semana que vem, os estudos estarão focados em atividades práticas.

O treinamento do grupo que atua na rede pública tem sido permanente no município. Os trabalhos são conduzidos pela equipe do Programa Municipal DST/Aids. Ainda no primeiro semestre deste ano, farmacêuticos devem passar pela capacitação.

Atualmente, todas as unidades de saúde disponibilizam o teste gratuitamente, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Além das unidades, os testes são disponibilizados no SAE (Serviço de Assistência Especializado), que fica no ambulatório do Hospital Emílio Carlos, e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), na rua Paraíba esquina com a Pará.

Fonte: Assessoria/Prefeitura