Profissionais da FPA participam de curso sobre segurança dos alimentos

Durante o mês de junho, semanalmente, os colaboradores do Serviço de Nutrição e Dietética do AME Catanduva, Hospital Emilio Carlos, Hospital Padre Albino e do Recanto Monsenhor Albino, unidades de saúde e assistência da Fundação Padre Albino, participaram do curso ‘Higiene na Manipulação de Alimentos’, com objetivo de garantir a segurança do alimento produzido internamente, de acordo com as condições de higiene, ministrado pela profissional em Nutrição do Senac Catanduva, Priscila Martineli Volpi Mendes.

Nos encontros os profissionais puderam compreender na prática as medidas que compõem a segurança de alimentos, incluindo conceitos de acordo com a legislação vigente. “É preciso entender a classificação dos perigos químicos, físicos e biológicos e as formas de contaminação dos alimentos”, explicou Priscila. Segundo ela, orientações padrão devem ser seguidas no dia a dia. “O profissional, especialmente de serviços em ambientes hospitalares, deve ter ciência dos agentes causadores e contaminantes específicos de carnes, aves, pescados e especiarias, executando procedimentos preventivos relativos às boas práticas na manipulação de alimentos, como higiene de mãos, equipamentos, móveis, utensílios e instalações higienizados”, completou.

Promovido pelo Núcleo de Educação Permanente/NEP da Fundação, o foco foi atualizar, capacitar e qualificar o setor de Nutrição e Dietética. “Temos leis e códigos para seguir quando lidamos com alimentação e os nossos colaboradores que manipulam diretamente tais produtos precisam saber quais são os cuidados e quais as leis que regem esses cuidados”, afirma Deniz Simiel, analista de treinamento e desenvolvimento da FPA.

Os encontros ocorreram nos dias 06, 13, 20 e 27 de junho em sala de aula da Unifipa. Todos os participantes irão receber certificados oferecidos pelo Senac Catanduva.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes