Presidente do Conselho Nacional de Educação realiza palestra na UNIFIPA

No último dia 4 de agosto, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA recebeu a Profa. Dra. Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação com a palestra “Novos Desafios da Educação Brasileira”, a convite da diretora de Educação e vice-reitora da UNIFIPA, Cristiane Procópio de Oliveira, que identificou a necessidade e a importância em discutir sobre o assunto com a presença da renomada palestrante. O evento aconteceu no anfiteatro Padre Albino reunindo cerca de duzentas pessoas que atuam diretamente nas áreas da educação de Catanduva e região. O magnifico reitor do Centro Universitário Padre Albino, Dr. Nelson Jimenes, fez a abertura do evento salientando a importância do conhecimento da convidada para o atual cenário da Educação e seus desafios.

O encontro teve por objetivo promover uma atualização do cenário da educação brasileira pós pandemia e os impactos na aprendizagem escolar e da necessidade de professores estarem atualizados com as tecnologias da área educacional. “O futuro da educação dependerá da combinação de tecnologias com pedagogias inovadoras, sempre com o aluno no centro e o professor ao lado ajudando”, alertou Maria Helena sobre os altos níveis de evasão escolar que vem acontecendo no país, podendo chegar a 50% nas universidades públicas e até 70% nas redes privadas. “É necessário ter um olhar com cuidado para esses números e observar o que está acontecendo hoje na educação brasileira, é preocupante, muitos acabam saindo da escola por não conseguir pagar, mas quando se trata de um número de evasão tão alto em faculdades públicas, é necessário olhar diretamente para o que está acontecendo”, enfatizou a presidente do Conselho, que também abordou os diferentes tipos de ensino que estão sendo implantados no Brasil, como os remotos e híbridos, atentando para o efeito a longo prazo, uma vez que nem todos têm acesso a internet no país.

Reforçou ainda a necessidade de implementar um conjunto de medidas de curto prazo com o objetivo de mitigar o aprofundamento das desigualdades educacionais na pandemia e, ao mesmo tempo, enfrentar os novos desafios do ensino neste século.

Para finalizar, defendeu os modelos de avaliações de aprendizado baseados no PISA- Programa Internacional de Avaliação de Alunos e abordou os desafios e metas que os educadores enfrentarão até 2030. Entre eles, desenvolver novo modelo institucional com inovação, integração e flexibilização; currículo por competências; projetos; modelo virtual interativo; novas diretrizes de formação de professores; blocos de disciplinas; interdisciplinaridade; modelo presencial com atividades não presenciais; internacionalização; cooperação; disrupção das atividades de pesquisa e investigação; revisão das atividades de intercâmbio e mobilidade acadêmica; renovação da infraestrutura; parcerias; novas ferramentas; internet gratuita para alunos; grupos e blogs.

Ao término da palestra, a pró-reitora acadêmica da UNIFIPA, Profa. Dra. Silene Fontana, abriu ao público para perguntas. O evento contou com a participação da dirigente regional de Ensino, Profa. Luciana Bianchini Lopes Pereira, e da Secretaria de Educação de Catanduva, Dra. Cláudia De Carvalho Cosmo.

Sobre a palestrante

Profa. Dra. Maria Helena Guimarães de Castro é socióloga e atualmente é presidente do Conselho Nacional de Educação/CNE, presidente da ABAVE/Associação Brasileira de Avaliação Educacional, embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e consultora educacional. Participa do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e do Todos pela Educação, é membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação, publicou vários artigos e capítulos de livros sobre educação e políticas públicas no Brasil.

Foi professora da UNICAMP, secretária Executiva do Ministério da Educação, presidente do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular/BNCC, secretária Estadual de Educação de São Paulo e membro do Conselho Estadual de Educação. Atuou como presidente do INEP de 1995 a 2002, sendo responsável pela reformulação do SAEB, implantação do ENEM e do Provão, trabalhou na organização do Sistema de Estatísticas Educacionais e implantação do PISA no Brasil.