Prefeitura retoma serviços para encerrar antigo lixão

A Prefeitura de Catanduva iniciou mais uma etapa dos serviços necessários ao encerramento do antigo lixão, que funcionava em área às margens da rodovia Comendador Pedro Monteleone. A etapa atual consiste em preparar a área para posterior recomposição florestal. Máquinas trabalham no local.

Parte integrante do projeto de encerramento do antigo Vazadouro Municipal consiste no plantio de mudas nativas da região.

“O espaço passará por terraplanagem e locação da área disponível, para só então iniciar o plantio. A ideia é transformar o local em um bosque”, ressaltou o diretor de Meio Ambiente, José Maurício Braga.

Quanto ao aterro propriamente dito, a administração aguarda aprovação do projeto de encerramento.

Outro aspecto levado em conta no processo de recuperação ambiental da área é o cuidado com a definição do leito de um afluente do rio São Domingos, de nome indefinido e que tem sua nascente nas proximidades, acima da linha férrea.

As etapas de encerramento do lixão são determinadas pelo projeto existente e mediante autorização da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

O lixão foi desativado em 2008, na gestão anterior do prefeito Afonso Macchione Neto. Desde então, as medidas legais para o encerramento foram adotadas.

Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Fonte: Assessoria/prefeitura