Prefeitura entrega veículo equipado para atendimentos do Consultório na Rua

Humanização! A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a estrutura de trabalho do Consultório na Rua, programa voltado a atendimentos a moradores em situação de rua. Para aprimorar as ações, um veículo – que estava inutilizado – passou por reparos e foi adaptado, contendo toldo, maca, mesa e cadeiras.

A viatura foi entregue à equipe de trabalho pelo Prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, na manhã desta segunda-feira, dia 28. Na oportunidade, o Prefeito enalteceu a atuação do grupo em favor da população de rua.

“Mais uma ação inovadora e humanizada da nossa gestão. Esse veículo vai levar os profissionais de saúde e, junto a eles, as condições ideais para fazer uma boa consulta. Temos de ir ao encontro dessas pessoas para oferecer saúde e os demais recursos para que os menos favorecidos possam ser reintroduzidos na sociedade”, frisa padre Osvaldo.

O secretário Rodrigo Neves acompanhou o ato, juntamente ao diretor da secretaria Alexandre Céspedes, que cuidou dos preparativos da iniciativa e o coordenador da atenção básica/Associação Mahatma Gandhi, Tiago Silva.

O Consultório na Rua é uma modalidade de serviço de atenção primária à saúde e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. Em Catanduva, o serviço conta com atuação de equipe multidisciplinar, como médica, enfermeira, assistente social, psicóloga, auxiliar de enfermagem e agente social. O grupo realiza ações itinerantes, ao longo da semana, em pontos estratégicos da cidade, que concentram moradores em situação de rua, inclusive atividades noturnas.

Levantamento prévio aponta para 392 pacientes, que em algum momento já foram atendidos pela equipe do Consultório na Rua, parte deles de Catanduva e outra de migrantes. Em média, a equipe local tem 40 pacientes acompanhados de forma assídua. O programa realiza todos os procedimentos contemplados na Atenção Básica. Dentre eles, tratamento contra o uso de álcool e múltiplas drogas; tratamento de doenças de pele e pré-natal.

Imagem: Prefeitura de Catanduva

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes