Prefeitura deve rever Plano Diretor em parceria com a Ufscar

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, pretende rever o Plano Diretor do município. Inicialmente, a proposta que será analisada prevê a parceria com a Universidade Federal de São Carlos, a Ufscar.

Já em 2011, houve um processo de revisão por meio da Prefeitura, mas que não obteve aprovação na Câmara Municipal. As alterações são principalmente para solucionar os conflitos gerados pelo crescimento urbano, que é dinâmico.

“Além disso, nesses mais de 11 anos desde a criação do Plano Diretor de Catanduva, em 2006, foram desenvolvidas inúmeras pesquisas e discussões técnicas, além de novas tecnologias para a leitura das cidades”, disse a diretora de Planejamento, Adriana Bellini Bonjovani.

A proposta da Universidade, cuja apresentação foi realizada pelo arquiteto e Professor Doutor Luiz Falcoskie, é de revisar o plano contemplando as novas tecnologias de planejamento e indicadores para que a cidade possa ser pensada como um todo e, como consequência, melhore a qualidade de vida da população.

Usfcar

A Ufscar possui setor que visa parceria com os municípios para a implementação das metodologias desenvolvidas no campo da pesquisa. A universidade tem atuação nos campos do Mestrado e Doutorado em Engenharia Urbana, com área focada em urbanismo e know-how em desenvolvimento de planos diretores.

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento do desenvolvimento urbano das cidades, cujas diretrizes são pensadas para, aproximadamente, 20 anos, com previsão de revisões a cada cinco anos.

Fonte: Assessoria/Prefeitura