Prefeito Edinho de Rio Preto recebe secretário estadual e reforça pedido por obras na Swift

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo recebeu no fim da tarde desta quinta-feira (16/12) a visita do secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado Sérgio Sá Leitão, a quem reforçou o pedido para dar andamento à obra de restauração do graneleiro do Complexo Swift de Educação e Cultura. Atualmente, o projeto aguarda avaliação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) do Estado.

Avaliado em R$ 16 milhões, o projeto pretende transformar o local em um espaço multiuso e climatizado para eventos como congressos e seminários, preservando as características originais do prédio histórico. Também serão construídas estruturas de apoio, como cozinha e sanitários.

Além de Sá Leitão, o assessor especial da Secretaria de Cultura do Estado Pedro Pimenta Araújo acompanhou a vistoria. Primeiro, a comitiva passou pelo Teatro Municipal Paulo Moura, instalado em um dos imóveis do Complexo Swift, que é exemplo de modernização de um prédio histórico aliada à preservação de características originais.

Depois de conhecer outras salas do conjunto, o grupo foi até o graneleiro, maior prédio do complexo, com mais de 3 mil metros quadrados de área. Originalmente, o imóvel era utilizado para o estoque de grãos da antiga fábrica Swift-Armour, cuja construção teve início em 1937, em estilo britânico manchesteriano. A fábrica funcionou até 1973.

Em seguida, a comitiva conheceu também as obras no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, que devem ser concluídas em janeiro de 2022. O teatro ganhou um prédio anexo com nova secretaria, área administrativa, toaletes e bilheteria, além de uma inédita sala de aquecimento para artistas, entre outras estruturas.

O Teatro Municipal Humberto Sinibaldi passa por uma remodelação total, com reforma de camarins, telhado, sistema elétrico, de som e de ar-condicionado.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes