Plataforma das Nações Unidas, divulga e enaltece Catanduva no ONU-HABITAT

Catanduva (SP) marcou presença no projeto ONU Habitat – “Circuito Urbano” numa iniciativa desenvolvida pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Coordenadoria de Turismo, Secretarias de Cultura, Educação, Esportes, Trânsito e Meio Ambiente, com os parceiros Fundação Padre Albino e Paróquia São Domingos Gusmão. Numa produção exibida em plataforma digital da Organização das Nações Unidas – ONU, o vídeo “Circuito Urbano”, divulgou a cidade. A iniciativa anual busca estimular o debate entre diversos fatores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todos. Este ano, o tema do evento é “Localizando os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”. Nesse contexto, Catanduva foi selecionada na linha temática “Conhecer”, com seu roteiro turístico “Caminhos da História”, que é realizado pela Prefeitura de Catanduva em parceria com a Fundação Padre Albino e Paróquia São Domingos de Gusmão.

A artista visual Gisele Faganello, que foi visitada em sua exposição “Sentimentos” na primeira edição do circuito conta que o mesmo é realizado a pé e, durante a caminhada, os turistas passam pelo Centro Cultural e Histórico Padre Albino; Capela do Hospital Padre Albino; Praça Nove de Julho; Igreja Matriz São Domingos de Gusmão com as obras de Benedito Calixto; Rio São Domingos; Estação Cultura; Passarela Inglesa sobre trilhos; e o prédio histórico do Castelinho. De acordo com Gisele visitaram a exposição que estava em andamento, durante 3 meses na Estação Cultura, celebrando a data de aniversário da cidade. Já foram feitas duas edições do evento, no dia 30 de abril e no dia 14 de junho deste ano, conclui a artista.  O vídeo apresentado relata brevemente o passeio e as imagens dos eventos anteriores. O roteiro tem a finalidade turística, como também a missão de resgatar aspectos culturais e históricos de Catanduva. Informações e agendamentos: (17) 3531-9150 e (17) 3531-9124.

As presenças neste projeto tiveram as participações do pe Fabio Cordeiro (pároco da Paroquia São Domingos de Gusmão), Gisele Faganello (artista visual), Karen Jaqueline Silva (bióloga da Secretaria do Meio Ambiente), Leticia Martins (produtora cultural – secretaria de cultura), Luzia Ap. Girade (Secretária de Cultura), Pe Osvaldo O Rosa (prefeito municipal), Rafael Ap. Flávio (prof. da rede pública), Rafael Roberto Luzia (colaborador da Fundação Padre Albino) e Maria Cristina Pinheiro Machado (coordenadora de Turismo).

ENTENDA

Todos os anos a ONU-Habitat promove o Circuito Urbano para estimular o debate entre diversos fatores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todos. Este ano o tema do evento é “Localizando os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”.

SERVIÇO

“Circuito Urbano” – ONU-HABITAT

LOCAIS: Centro Cultural e Histórico Padre Albino; Capela do Hospital Padre Albino; Praça Nove de Julho; Igreja Matriz São Domingos de Gusmão com as obras de Benedito Calixto; Rio São Domingos; Estação Cultura; Passarela Inglesa sobre trilhos; e o prédio histórico do Castelinho.

QUANDO: Agendamento mensal com secretaria de Turismo

CLASSIFICAÇÃO: Livre 

Visita na exposição SENTIMENTOS da artista visual Gisele Faganello

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes