Pinacoteca municipal expõe fotos de Padre Albino até junho

Na noite do último dia 10 de maio foi aberta oficialmente, na Pinacoteca Municipal João Nasser, a exposição fotográfica “A vida e obra de Padre Albino”, organizada pelo Museu Padre Albino em parceria com a Prefeitura de Catanduva, através da Secretaria de Cultura. A exposição faz parte da programação comemorativa dos centenários de Catanduva e da chegada de Padre Albino à cidade.

Na abertura, que contou com a participação do duo de cordas da Orquestra Escola de Catanduva, o Prof. Nelson Lopes Martins, representando o presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, lembrou que Padre Albino chegou a Catanduva, uma cidade que não tinha nada, mas resolveu fazer, através da liderança que exerceu e com o apoio que recebeu de muitos. Pe. Synval Januário, coroinha de Padre Albino, contou que pesquisou sobre a vida religiosa dele, constatando ter sido uma pessoa muito aberta, amigo de outras igrejas, citando como exemplo o Sr. Benedito Zancaner. O vereador Cidimar Porto disse que a cidade reflete Padre Albino. “A maior exposição de Padre Albino é a cidade”, completou.

Com sete painéis frente e verso, a exposição reúne 123 fotos desde a chegada de Padre Albino a Catanduva até sua morte, em 1973. A exposição se estende até 10 de junho próximo e a entrada é gratuita. A Pinacoteca (o antigo “Castelinho”) fica na Praça da Independência, 92, Higienópolis, e funciona das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, mas também são aceitos agendamentos em horários especiais. A entrada é franca. Informações pelo telefone (17) 3522-4815.

Fonte: Assessoria/FPA