Pesquisa aponta auxiliar administrativo entre cursos preferidos

Uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), identificou o curso de auxiliar administrativo entre os preferidos para capacitação no município. Em segundo lugar, aparecem os de assistente de departamento pessoal e de Recursos Humanos.

A intenção era verificar, entre os interessados, a necessidade de demanda para cursos de qualificação para o próximo ano. Havia na pesquisa 90 áreas de interesse; 70 pessoas responderam ao questionamento disponibilizado no site da Prefeitura. A partir do resultado, serão avaliados os cursos que devem ser ministrados em 2018.

Outras áreas, como é o caso da confeitaria artesanal e culinária básica, e profissões, como a de encanador, carpinteiro, cuidador de idosos, camareira e garçom, não tiveram interessados.
Entre as empresas que participaram da pesquisa, as áreas apontadas entre as que mais necessitam de qualificação, com falta de mão de obra qualificada, são a de almoxarife e estoquista, eletricidade geral e eletricista de instalações. Pintor e motorista de carga também estão na lista.

A partir dessa pesquisa, a Semdert montará o quadro de cursos de capacitação do próximo ano. “Precisamos ter conhecimento sobre as áreas de interesse das pessoas, mas também conhecer a necessidade real para o mercado de trabalho de Catanduva. Com base nas informações colhidas, contrataremos professores para as aulas”, disse a diretora da Semdert, Beatriz Trigo.

Fonte: Assessoria/Prefeitura