Pedagogia Unifipa promove palestra sobre o autismo no campus sede

Nesta terça-feira, 29 de agosto, o curso de Pedagogia da Unifipa promoveu a palestra “O ensino estruturado para crianças autistas: a importância do manejo comportamental e uso de adaptações para o aprender eficiente”, ministrada pela Profa. Me. Maria Elisa Granchi Fonseca, no Campus Sede.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Maria Silvia Azarite Salomão, destacou a relevante participação da palestrante e a importância do tema para alunos e profissionais da área da educação. Para ela, a temática constitui-se em um dos desafios para os profissionais da educação, para as escolas e demais instituições educativas na sociedade atual. “Nos últimos anos muito se tem falado em inclusão, abarcando pesquisadores, educadores, profissionais da saúde, pais e comunidade em geral. As políticas públicas educacionais ultrapassam os muros escolares, tornando-se preceitos legais a serem implementados por todos os envolvidos nesse processo de garantia de direitos a todos as pessoas com deficiência. É nesse contexto que espaços como este se propõem ao debate acerca da inclusão e, especialmente, à temática do Transtorno do Espectro Autista”, ressaltou Dra. Maria Silvia.

A palestrante, referência no tema, abordou ensinamentos sobre o manejo comportamental e o uso de adaptações para a população autista para mais de 200 pessoas, entre elas, egressos dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Biomedicina; alunos do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Pedagogia Unifipa; representantes e profissionais das APAEs de Cajobi, Catanduva e Novo Horizonte; representantes das Redes Municipais de Educação dos municípios de Ariranha, Cajobi, Catanduva, Catiguá, Elisiário, Itajobi, Irapuã, Monte Azul Paulista, Novais, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Tabapuã, Urupês e Vista Alegre do Alto; representantes de escolas particulares, como Colégio Catanduva, Maple Bear, CETEC, Colégio Nossa Senhora do Calvário; representantes de Mães do TEApoio, do projeto Corujas do Bem, da Associação Butterfly, de Vista Alegre do Alto, e da Santa Casa de Santa Adélia.

A palestrante, Profa. Me. Maria Elisa Granchi Fonseca, é psicóloga graduada pela PUC Campinas, Mestre em Educação Especial pela UFSCAR, Analista do Comportamento pelo Instituto LAHMIEIdaUFSCAR e possui formação no modelo TEACCH pela Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes