Parceria leva cuidados com pés e cabelos a moradores de rua

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, ampliou o leque de serviços gratuitos oferecidos às pessoas em situação de rua. Elas já começaram a usufruir de acompanhamento de podologia e corte de cabelo.

Os benefícios são resultados de parceria entre o Centro Pop, unidade de referência especializada para atender essa população, e duas escolas técnicas que atuam na área: Sandra Augusto Escola Técnica e a Escola de Cabeleireiros Vasco & Júnior.

A cada sessão, a demanda em média é de dez atendimentos. O trabalho é realizado por alunos, sob monitoria dos professores. “É uma oportunidade aos mais necessitados. Todas as pessoas que estiverem em nossas unidades e autorizarem, serão atendidas”, destaca Lucy Orniz, educadora social do Centro Pop.

Os serviços visam proporcionar bem-estar a essas pessoas, que terão atendimento personalizado de corte de cabelo semanalmente, no Centro Pop, e de podologia pelo menos uma vez ao mês, na Casa de Passagem.

Acolhimento

Pés limpos, cabelo cortado, banho tomado e barriga cheia. As pessoas que vivem nas ruas são acompanhadas de forma contínua pela equipe do Centro Pop. Os profissionais realizam abordagem social e buscas nas ruas no período noturno.

O trabalho visa acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade, com estratégias direcionadas a convencer o cidadão, sem obrigá-lo, a aceitar os serviços sociais.

No Centro Pop, os participantes passam por atendimento psicossocial e, conforme o caso, têm prioridade de encaminhamento para tratamento de saúde. No local, os moradores de rua também podem fazer a higienização nas manhãs, tomam banho e recebem doação de roupas.

As refeições (café da manhã, almoço e jantar) são servidas na Casa de Passagem, que funciona diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados.

Realidade

A maioria dos moradores de rua é cadastrada em programas sociais do Governo Federal, por se enquadrar no quesito alta vulnerabilidade social. Eles recebem auxílio mensal do Bolsa Família.

Fonte: Centro Pop/Reprodução:Comunicação/Prefeitura