Para ser baixada no celular, peça de teatro em forma de game é destaque na Mostra Cênica Resistências

“Inimigos – Espetáculo Game”, do COATO Coletivo, de Salvador (BA) é um dos destaques na programação da Mostra Cênica Resistências, evento que começou na última sexta (23) e segue até o dia 30, de forma online e gratuita em diversas plataformas.

Peça de teatro em formato de game, para ser baixada em celular com sistema android e acessível para pessoas surdas, “Inimigos” é inspirada na obra “Um Inimigo do Povo” (1882), do dramaturgo Henrik Ibsen, e tem no ineditismo da junção entre artes cênicas, gamificação e o mundo do audiovisual um de seus atributos. O espetáculo é produzido em parceria com o Grupo de Desenvolvimento de Jogos da UFRJ (GDP). Em clima de suspense, o jogador-espectador assume a identidade de uma das personagens e trilha um caminho em um cenário aberto repleto de questões, atualizadas ao contexto nacional, a serem solucionadas. O aplicativo está disponível de terça (27) até sexta (30) e a retirada de ingressos é pelo Sympla.

A trama original de Ibsen conta a história de um médico em uma pequena cidade litorânea norueguesa que, ao tornar público um problema de contaminação dos recursos hídricos no balneário, torna-se gradativamente o inimigo do povo, ao contrário do que imaginara enquanto prestava esse parecer à saúde pública da população. A obra virtual atualiza o cenário aos nossos contextos nacionais, instigando pessoas em todo território à reflexão e ação sobre crise de recursos hídricos, o descaso com a saúde pública e a corrupção política e social.

Inscrições para webinários
Ainda é possível fazer inscrição para os webinários que acontecem na MCR. As conversas serão pelo Zoom e contam com tradução em Libras. Entre os destaques estão o encontro A Poesia Preta e sua Multiplicidade, com Pieta Poeta (Belo Horizonte/MG), escritor, professor, artista cênico, e músico de Belo Horizonte (MG), campeão mundial de poesia falada. Será na quarta (28), 10h, com o objetivo de conversar e analisar o fazer poético negro contemporâneo, resgatar suas influências e falar de sua origem histórica, além de reverenciar a memória, pensar na cena da arte negra, identificar armadilhas coloniais.

Já Renata Carvalho, de São Paulo, atriz, diretora, dramaturga e transpóloga, conduzirá o webinário Censura e Representatividade, na quinta (29), no mesmo horário, conversando sobre pontos fundamentais que o tema do encontro envolve, como representatividade e arte; a prática do transfake; transfobia estrutural e recreativa; censura e os corpos trans/travestis; arte LGBTQI; estereótipos, arquétipos e narrativas viciadas comumente usadas sobre pessoas trans/travestis nas artes e ética, e interseccionalidades.

Mais programação
Todos os dias da programação tem apresentações online de diversas linguagens artísticas em diferentes plataformas, uma ampla programação de ações formativas e reflexivas e também uma feira de economia feminista, criativa e solidária.

Primeira edição totalmente virtual do evento realizado desde 2014 pela Cia. Cênica, companhia teatral sediada em São José do Rio Preto (SP), a MCR traz um panorama do poder de reinvenção de artistas e coletivos em tempos de distanciamento social imposto pela pandemia. Neste ano, a Cia Cênica uniu-se aos coletivos GAL – Grupo de Apoio à Loucura, Agrupamento Núcleo 2, Pretas PalaBRas e Primavera nos Dentes para realizar o evento e a edição conta com seis módulos.

A realização da Mostra Cênica Resistências 2021 conta com recursos do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 40/2020 – “Produção e Realização de Festival de Cultura de Economia Criativa com Apresentação Online”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, via Lei Federal Aldir Blanc, de auxílio ao setor cultural.

SERVIÇO:
MOSTRA CÊNICA RESISTÊNCIAS
De 23 a 30 de abril de 2021
Realização: Cia. Cênica, em parceria com Agrupamento Núcleo 2, GAL – Grupo de Apoio à Loucura, Pretas PalaBRas e Coletivo Primavera nos Dentes, através do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc
Gratuito
Onde assistir: diferentes plataformas, a depender da atividade – Zoom e os canais digitais da Cia. Cênica, Agrupamento Núcleo 2, Coletivo Primavera nos Dentes, GAL – Grupo de Apoio à Loucura e Pretas PalaBRas (YouTube, Facebook e Instagram).
Ingressos e inscrições: www.sympla.com.br/produtor/mostracenicaresistencias
Programação completa: ciacenica.com.br/sit/mostraresistencias2021
Gratuito

INIMIGOS – ESPETÁCULO GAME | COATO COLETIVO (SALVADOR/BA)
27 a 30/4. Vários horários. Aplicativo (apenas sistema Android). 40 a 60 minutos. 14 anos. Legendas opcionais. Retirada de ingresso gratuito pelo Sympla. Lugares ilimitados.

Sinopse:
Inspirada na obra “Um Inimigo do Povo” (1882), do dramaturgo Henrik Ibsen, a produção tem no ineditismo da junção entre artes cênicas, gamificação e o mundo do audiovisual um de seus atributos. O espetáculo, a ser baixado virtualmente, é produzido em parceria com o Grupo de Desenvolvimento de Jogos da UFRJ (GDP). Em clima de suspense, o jogador-expectador assume a identidade de uma das personagens e trilha um caminho em um cenário aberto repleto de questões, atualizadas ao contexto nacional, a serem solucionadas.

Ficha técnica:
Texto original: Henrik Ibsen | Realização: COATO Coletivo | Direção e Adaptação: Marcus Lobo e Mirian Fonseca | Roteiro: Márcio Ventura | Procedimentos telemática para as cenas em tempo real: Danilo Lima | Grupo De Desenvolvimento De Jogos – GDP | Elenco-Personagens Jogáveis (NPC): Mirela Gonzalez-Empresária | Natielly Santos-Médica | Victor Sampaio-Repórter | Genário Neto-Prefeito | Elenco-Personagens Não Jogáveis (NP): Amanda Cervilho-Professora | Matheus Nasca-Ruralista | Foto: Márcio Ventura | Arte: Mário Oliveira.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes