Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU 5

Igualdade de Gênero

Uma imagem contemporânea de mulher é apresentada nos trabalhos da artista britânica Jenny Saville (1970). “Ebb and Flow” (2015), realizado com óleo, pastel e carvão sobre tela (160 × 260 cm), apresenta algumas das principais características da artista, como visões do corpo feminino em que uma figuração clássica se mescla com diversos estilos, em um resultado diferenciado.

Há planos que remontam ao cubismo e gestos do expressionismo, assim como uma fuga, pela criação de corpos obesos, que desafiam a beleza do padrão feminino publicitário. O uso de cores é geralmente suave e cria uma atmosfera que contrasta com a crueza de imagens de corpos nus, em que as mulheres são apresentadas sem idealização.

A mulher que surge nesse processo foge de ideais estereotipados. Há destruição, desfiguração de corpos ou a colocação deles em novas perspectivas. O conceito do belo feminino é questionado e, portanto, as obras apontam como o corpo feminino tem sido representado no passado, criando no presente uma representação peculiar, densa e impactante.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes