O mercado da ilustração é o tema do debate deste sábado do Fissura Criativa

Ilustrar vai muito além de transformar um tema, tópico ou texto em imagem. Ilustrar é um processo criativo que envolve análise do seu entorno, contextualização e posicionamento. Tudo isso leva a uma oportunidade de ocupação dentro do mercado da arte. Mas essa ocupação varia de acordo com a própria abordagem do artista.

E é essa realidade do mercado da ilustração que será abordada neste sábado, 13 de março, no debate promovido pelo Festival Fissura Criativa. O encontro virtual, com o tema “Posicionamento e Ocupação no Mercado de Ilustração: Entre Geeks e Política, Ninguém Sai Ileso”, será a partir das 11h, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Twitch da casa de criar – escritório de arte, que realiza o festival em parceria com o poeCity – duas plataformas criativas sediadas em São José do Rio Preto (SP).

Os convidados da semana são dois grandes nomes da ilustração digital contemporânea. Lézio Jr., chargista e ilustrador, e Leandro Cruzes, que vem se solidificando na cena dos games e da cultura de massa. Ambos vão conversar com o mediador do debate, juny kp!, fundador da casa de criar e curador do festival, sobre como fazem para manter a autoria e a pesquisa constante em meio ao turbilhão de cobranças dos clientes.

Afinal, o trabalho da ilustração dentro do mercado da arte normalmente vem atrelado a demandas específicas que devem levar em conta não só o contexto atual, como referências para criação e também o briefing do contratante.

Fissura Criativa

Diferentes áreas de atuação dos profissionais criativos (como música, fotografia, design gráfico, dança, ilustração, tatuagem, artes cênicas, turismo, propaganda, gastronomia, arquitetura, urbanismo, grafismo indígena, letramento, graffiti, moda e economia criativa) serão abordadas nos debates do Fissura Criativas, todos eles mediados pelo artista visual juny kp!, fundador da casa de criar e curador do festival. Os encontros virtuais reúnem trabalhadoras e trabalhadores da criatividade como designers, fotógrafos, ilustradores, tatuadores, técnicos de som e luz, pesquisadores, empreendedores e artistas.

A comissão organizadora do Festival Fissura Criativa também é composta por Carolina Manzato (produtora artística), Wagner Orniz (produtor executivo) e João Gabriel Polizelli (produtor gráfico).

Durante o festival, os participantes são convidados a fazer intervenções gráficas e textuais no perfil do evento no Instagram (@fissuracriativa), em uma grande linear galeria de arte. Outra ação nessa mídia social, executada no mesmo período, é a chamada “Invasão de perfil”, em que usuários são convidados a postar na conta por um período combinado, por meio dos stories, sobre temas ligados à criatividade.

Perdeu algum dos encontros, deseja rever os debates ou quer saber a programação completa do festival? Basta acessar o site www.fissuracriativa.casadecriar.com.br.

Serviço:

Festival Fissura Criativa

Quando: até 24 de abril de 2021

Onde: encontros virtuais pelo YouTube e pelo Twitch da casa de criar. Exposição e intervenções digitais no perfil @fissuracriativa no Instagram

Realização: casa de criar e poeCity, através do Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc