O escultor Santos Lopes é homenageado pela Câmera

A Anjos Art Gallery que tem como curadora Maria dos Anjos Oliveira destaca com muito carinho a sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Valinhos transcorrida na noite de quinta-feira (23), às 19h, para entrega de títulos de Cidadão Honorário a Santos Lopes . O título é a honraria máxima concedida pelo Poder Legislativo às pessoas que não nasceram em Valinhos, mas que contribuíram para o desenvolvimento do município em diferentes áreas. A cerimônia foi aberta ao público e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara.

O artista plástico Santos Lopes (escultor, pintor e fotógrafo), de 69 anos, nasceu em Abrantes, Portugal. Seu título foi concedido em 2017 por iniciativa do vereador Luiz Mayr Neto. Em 1975, a Revolução dos Cravos influenciou o então rapaz a se dedicar ao sonho de se tornar escultor. Para isso, se mudou para o Brasil.

Há 29 anos, o escultor veio para Valinhos, onde abriu ateliê. Na chácara Recanto dos Ícaros, no Joapiranga, desenha, molda e, por vários anos, chegou a fundir o bronze para as peças. Suas obras fazem parte de coleções particulares e dão forma a monumentos no Brasil e na Europa. Em 1996, o artista criou uma escultura comemorando os 100 Anos de Elevação de Valinhos a Distrito de Paz, que fica em frente à Prefeitura Municipal e celebra a hospitalidade.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes