NEAPRE UNIFIPA promove palestra sobre Racismo Estrutural

No último dia 17 de agosto, o NEAPRE – Núcleo de Estudos e Ações em Práticas Educacionais e Sociais para a promoção da Equidade da Unifipa promoveu, no campus sede, a palestra “Racismo Estrutural” para integrantes do NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico e colaboradores da Fundação Padre Albino.

A palestra foi ministrada pela Profa. Esp. Alda Nascimento Batista, docente da Unifipa, e os colaboradores da Fundação Padre Albino Caio Victor Mendes Mauro, do setor financeiro, e Ryan César Martins Firmino, do setor jurídico. O objetivo foi aumentar a conscientização sobre o racismo estrutural, provocar reflexões e incentivar ações concretas contra o preconceito. Foram abordadas questões, como contextualização histórica e como ele evoluiu para o racismo estrutural ao longo do tempo, suas principais características, como a perpetuação de estereótipos, disparidades de oportunidades e acesso desigual a recursos, além das áreas onde o preconceito mais se manifesta gerando impacto negativo em toda a sociedade, enfraquecendo a coesão social e impedindo o progresso. Por fim os palestrantes exibiram músicas que os representa e fizeram sugestões práticas de ações que a população deve tomar para combater o racismo estrutural em suas vidas cotidianas.

Para idealizadora do NEAPRE/UNIFIPA, Prof.ª Dr.ª Silene Fontana, o encontro foi muito positivo. “A palestra não foi apenas uma explanação de conceitos, mas sim um chamado à reflexão, um convite para ação concreta contra o preconceito arraigado em nossa estrutura social. A história do racismo, desde sua contextualização até sua metamorfose no racismo estrutural, foi minuciosamente abordada. A perpetuação de estereótipos, as desigualdades de oportunidades e o acesso desigual a recursos foram destacados como marcas nefastas desse sistema insidioso. Nós também compreendemos que o preconceito não é apenas um fardo carregado por alguns, mas sim uma sombra que obscurece todo o tecido social, enfraquecendo a coesão e minando nosso progresso como sociedade unida. A presença ilustre dos participantes, incluindo coordenadores, psicólogos e entusiastas da mudança, ressalta a urgência de abordar essa questão complexa e essencial”, concluiu Profa. Silene.

O NAP/NEAPRE está sob a responsabilidade do Prof. Esp. José Cione Neto e da Prof.ª Dr.ª Silene Fontana, pró-reitora Acadêmica do Centro Universitário Padre Albino.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes