NEAPRE UNIFIPA promove palestra sobre inclusão e diversidade

Neste dia 12 de junho, o NEAPRE – Núcleo de Estudos e Ações em Práticas Educacionais e Sociais para a promoção da Equidade, vinculado ao NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural da UNIFIPA, promoveu, no campus sede, a palestra “População LGBT+ no âmbito educacional, saúde e vivências”, com a participação dos membros do núcleo de apoio Luiz Felicio Bianchini Chaves e Deniz Simiel, analistas de Marketing e de Treinamento e Desenvolvimento da Fundação Padre Albino, que compartilharam conhecimento como palestrantes. A eles, juntou-se Carla Mendes de Souza, aluna do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIFIPA e presidente do Conselho Municipal dos Direitos LGBTs de Catanduva.

Os temas abordados giraram em torno das vivências LGBT+ explorando questões como transição de gênero, siglas, pronomes, mercado de trabalho e os desafios enfrentados devido ao preconceito e à desinformação. Além disso, as políticas educacionais foram destacadas, enfatizando a importância da formação e capacitação adequadas de profissionais para lidar com questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero. O objetivo é desenvolver habilidades e conhecimentos que criem ambiente seguro e acolhedor para essa população.

Durante o evento também foi apresentado panorama sobre a área da saúde voltado para a população LGBT+. Uma das principais questões abordadas foi a disparidade no acesso aos cuidados de saúde, onde indivíduos LGBT+ frequentemente enfrentam barreiras significativas. Essas barreiras incluem a falta de profissionais capacitados em questões específicas relacionadas à saúde LGBT+, dificuldades no acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva adequados e a discriminação enfrentada dentro dos sistemas de saúde em todo o país.

Para idealizadora do NEAPRE/UNIFIPA, Prof.ª Dr.ª Silene Fontana, o encontro foi muito positivo. “Ver a participação e o engajamento de todos os presentes, compartilhando conhecimentos e promovendo discussão tão relevante sobre a população LGBT+ no âmbito educacional, saúde e vivências foi muito positivo. Acredito que eventos como esse são fundamentais para ampliar a conscientização e promover a equidade em nossa sociedade. Estou orgulhosa do trabalho realizado e motivada para continuar buscando soluções que contribuam para a inclusão e o respeito à diversidade. A participação ativa dos membros do núcleo de apoio demonstra o comprometimento do Centro Universitário Padre Albino. Por meio de eventos como esse, a instituição reforça sua posição como referência no desenvolvimento de práticas inclusivas e na formação de profissionais conscientes e comprometidos com a diversidade, concluiu Silene”.

Compõem o NEAPRE/Unifipa José Cione Neto, coordenador geral e responsável pela gestão do núcleo e coordenação das atividades; Alda Nascimento Batista, docente da Unifipa e responsável pela área de inclusão; Carla Mendes de Souza, aluna do curso de Tecnologia em Gestão em RH e presidente do Conselho Municipal dos Direitos LGBTs de Catanduva; Caio Victor Mendes Mauro, colaborador do setor financeiro da Fundação Padre Albino e egresso do curso de Administração da Unifipa; Ryan César Martins Firmino, colaborador do setor jurídico da Fundação Padre Albino; Maria Christina Pinheiro Machado Sanches, coordenadora de Turismo de Catanduva; Deniz Simiel, Psicólogo e analista de Treinamento e Desenvolvimento da Fundação Padre Albino; Luiz Felicio Bianchini Chaves, analista de Marketing da Fundação Padre Albino, e João Paulo Ferreira, coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unifipa.

O NAP/NEAPRE está sob a responsabilidade do Prof. Esp. José Cione Neto e da Prof.ª Dr.ª Silene Fontana, pró-reitora Acadêmica do Centro Universitário Padre Albino.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes