Mulheres da cena cultural de Rio Preto se apresentam na Mostra dElas

A Semana da Mulher será celebrada em São José do Rio Preto com uma intensa programação artística composta exclusivamente por mulheres atuantes na cidade. Começa nesta segunda-feira, 8 de março, e vai até o sábado, 13, a Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura. Serão 23 atrações online, entre apresentações de variadas linguagens – como dança, fotografia, música, audiovisual e literatura -, oficinas e bate-papos.

A proposta do evento é dar visibilidade a mulheres da cena cultural rio-pretense e promover a reflexão sobre o feminino e o papel da mulher na arte. Toda a área técnica e de produção da Mostra dElas também têm ficha técnica majoritariamente feminina. “Pretendemos produzir a conexão dessas mulheres a partir de múltiplas linguagens artísticas, inclusive na área técnica e de produção, resultando e discutindo a pluralidade de ser mulher, empoderamento feminino e papel político da mulher na cultura da cidade”, diz empreendedora criativa Carolina Capelli, idealizadora e coordenadora do evento.

Abertura

Capelli também assina o roteiro e dirige o documentário “dElas”, que será lançado na abertura da mostra. A obra traz depoimentos de 20 mulheres sobre suas trajetórias, seus processos de ser mulher e sobre as formas de verem o mundo. Depois da exibição, será aberto um bate-papo sobre “ser mulher”, para além das homenagens que a data tradicionalmente reserva, com a equipe do documentário. “O Dia da Mulher é um momento propício ao debate acerca do papel da mulher, para além de uma simples homenagem, mas um dia de visibilidade, de discussão e de crítica, sem perder a poética”, argumenta Capelli. Completam a equipe do documentário Fernanda Barban (edição), Guilherme Di Curzio (som direto e direção de fotografia), Milena Aurea (fotografia still e making off), Juliano Parreira (mixagem de som e trilha musical) e Daniela Honório (produção).

Protagonismo

“A programação envolve mulheres e coletivos artísticos femininos que já realizam trabalhos e atuam em diversas artes protagonizando e incentivando o empoderamento feminino a partir de seus projetos”, afirma Capelli. É o caso, por exemplo, do Sarau Pretas PalaBRas, produzido por um coletivo poético de voz e resistência de mulheres negras, que promove a vida, a luta, a visibilidade, e o protagonismo preto e feminino por meio da poesia. Na mostra, o sarau irá homenagear a escritora mineira Cidinha da Silva.

Outro grupo que marca presença na programação é o de mulheres no samba As Chicas, que se apresenta com um show musical. Formado em 2019, com a intenção de homenagear a compositora Chiquinha Gonzaga, o projeto mantém-se atualmente com cerca de 25 mulheres, algumas em processo de aprendizado, outras com longo percurso na música. As apresentações serão realizadas ao vivo, contando com um cenário produzido pelas artistas plásticas rio-pretenses Anna Claudia Magalhães e Laura Barbeiro.

Bate-papos

Os bate-papos, chamados de “rodas virtuais”, contarão com a participação de mulheres que integram a programação artística com seus trabalhos. Elas poderão ampliar seus debates e trocar experiências e visões. Temas como “Que mundo as meninas negras sonham?”, “Mulheres negras na cultura” e “Corpos e representatividade” estarão em pauta.

A programação é totalmente gratuita e será transmitida ao vivo e gratuitamente pelo Facebook (@mostra.delas) e YouTube (bit.ly/YouTubeMostraDelas2021). No caso exclusivamente das oficinas, a transmissão será pela Plataforma Zoom, pois as vagas são limitadas e as inscrições já foram encerradas.

O projeto da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura

De 8 a 13 de março de 2021

Onde: Facebook @mostra.delas e YouTube bit.ly/YouTubeMostraDelas2021

Saiba mais: Instagram @mostra.delas

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes