Mostra dElas entra na reta final com nove atrações gratuitas até sábado, 13

Dança, música, literatura e fotografia são algumas das artes presentes na reta final da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura, nesta sexta-feira, 12, e sábado, 13 de março, últimos dias da programação. Ao todo, serão nove atrações. Idealizado pela empreendedora criativa Carolina Capelli, o evento começou na segunda-feira, dia 8 de março, e acontece de forma online, dando visibilidade a mulheres da cena cultural de São José do Rio Preto.

Abrindo a programação de sexta, às 10h, a artista Beta Cunha e as integrantes do coletivo Pretas PalaBRas participam da roda virtual “Mulheres Negras na Cultura”. Trata-se de um bate-papo em que elas refletem sobre as contribuições de mulheres negras na formação simbólica e cultural em diversas linguagens artísticas.

Para quem gosta de literatura, às 19h, a educadora Caroliza Manzato encabeça a intervenção “Protagonistas!”, em que apresenta obras de literatura infantil e infanto-juvenil que contenham protagonistas femininas diversas, buscando contribuir com a formação que visa ao empoderamento feminino.

O coletivo Mulheres no Gunga fecha a programação de sexta, com apresentação do ritual da bateria da roda de Capoeira Angola em formato artístico, reverenciando mulheres capoeiristas que abriram caminhos para as novas gerações.

A programação do sábado começa com a roda virtual “Corpos e representatividade”, com as atrizes Christina Martins e Suria Amanda em um bate-papo sobre gênero e a contribuição de corpos múltiplos na produção artística e em representações de feminino e de arte. Na sequência, tem exposição fotográfica virtual com Milena Aurea, retratando as mulheres artistas do projeto.

A programação do último dia da Mostra dElas também tem a oficina “Encontro Precioso”, com Carol Damiá, sobre confecção de boneca Abayomi; a performance “Embalagem”, com Andrea Capelli e Andressa Maria, e o show “Mulheres no Samba”, com Jaqueline Cardoso e Elis Ribeiro. As cantoras encerram o evento com um show em homenagem às vozes femininas que sempre estiveram presentes no mundo do samba, lutando, mandando recado e cativando a todos, como Ivone Lara, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Clementina de Jesus, Mariene de Castro e Clara Nunes.

A programação da Mostra dElas é totalmente gratuita e transmitida pelo Facebook (@mostra.delas) e YouTube (http://bit.ly/mostradelas). No caso exclusivamente das oficinas, a transmissão será pela Plataforma Zoom, pois as vagas são limitadas e as inscrições já foram encerradas.

O projeto da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura

De 8 a 13 de março de 2021

Onde: Facebook @mostra.delas e YouTube http://bit.ly/mostradelas

Saiba mais: Instagram @mostra.delas

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes